Edmundo avalia que o Botafogo pode integrar o grupo de gigantes da Libertadores. Cada vez mais consistente, o Glorioso, após eliminar o Palmeiras, desbancou mais um tricampeão continental. Neste cenário, o ex-jogador acredita que o processo do clube alvinegro adquirir tradição na América do Sul tem chances de ocorrer em 2024.
“Eu vi algumas pessoas falando que o Botafogo não tem tradição. Você cria uma tradição a partir do momento que se ganha uma competição. Até o São Paulo, que tem muita tradição, teve que ganhar a sua primeira. Viveu aquela década de 80 e 90 de muita importância porque se organizou melhor e foi o primeiro grande CT do futebol brasileiro.”, disse Edmundo, em live no canal Mundo Ed.
“Esses modelos precisam ser imitados e repetidos.”, acrescentou.
Contratado grandes jogadores, o Botafogo, na visão de Edmundo, faz parte dos times privilegiados do Brasileirão. Isso porque o Glorioso possui recursos à disposição para contratar jogadores de peso, algo que vem pesando no mata-mata da Libertadores.
“Assim como um produto, o atleta está em falta no mercado. Por isso que os clubes com mais dinheiro, Flamengo, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG e São Paulo, que têm mais grana, acabam conseguindo contratar.”, afirmou.
Edmundo analisa disputa entre Palmeiras e Botafogo no Brasileirão
Sem condenar o revés do Vasco contra o Palmeiras, Edmundo vê o time alviverde sendo uma forte ameaça ao Botafogo. Levando em conta o investimento feito em reforços e o trabalho vencedor de Abel Ferreira, o ídolo do Verdão não descarta o tricampeonato nacional.
“Perder para o Palmeiras em campo neutro ou no Allianz Parque é normal. Eles têm um investimento gigantesco e isso facilita muito as contratações e a facilidade que o técnico trabalha. Por isso que o Palmeiras é bicampeão brasileiro e ainda está três pontos (distante) do Botafogo.”, indicou.