O Gol del Corazón divulgou mais uma lista das tradicionais que o perfil no Instagram sempre apresenta. A conta organizada pelo jornalista boliviano Diego del Barrio costuma oferecer rankings históricos do futebol. E um renomado camisa 10 da seleção brasileira foi eleito o atleta mais subestimado de todos os tempos.
Zico foi considerado o craque mais ‘menosprezado’ de todos os tempos pelo Gol de Corazón. O Galinho de Quintino apontado como o maior jogador da história do Flamengo é o primeiro colocado de uma relação total de 100 jogadores.
De acordo com o perfil, um dos critérios para a definição de jogador subestimado é ‘não receber o reconhecimento adequado pela qualidade, pelas realizações, pelas suas estatísticas ou pelo impacto histórico que teve’, além de ter um estilo ‘pouco atraente ou reconhecido’.
“A lista está em ordem de ‘nível subestimado’ e não de qualidade de jogo, ou seja: Zizinho não é ‘melhor’ que Di María, mas sim é mais subestimado em sua qualidade histórica do que Di María”, justifica Diego del Barrio.
Outros brasileiros aparecem com Zico na lista dos ‘menosprezados’
Logo atrás de Zico, o alemão Thomas Müller aparece na segunda colocação. Completando o pódio, desponta o espanhol Sergio Busquets. Os demais brasileiros no top-10 são Domingos da Guia e Zizinho, respectivamente, em sexto e sétimo lugares. Já Di María ficou em nono.
“Este post nasceu porque um seguidor escreveu que Beckham é um superestimado e que Lampard é melhor”, esclareceu Del Barrio.
Na relação liderada pelo eterno camisa 10 da Gávea, outros brasileiros que aparecem como os mais subestimados da história são Renato Gaúcho (20º), Zé Roberto (21º), Friedenreich (38º), Alex (40º), Neymar (41º), Marcos (50º), Djalminha (54º), Roberto Dinamite (59º), Juninho Pernambucano (64º), Bellini (69º), Vavá (71º) e Orlando Peçanha (76º).