Zé Elias acredita que Palmeiras e Botafogo são os grandes favoritos ao título do Brasileirão. Sem subestimar o Flamengo, o ex-jogador enxerga uma vantagem importante dos rivais em relação ao Rubro-Negro. Isso porque Abel Ferreira e Artur Jorge implantaram sistemas em que a troca de atletas não causa um impacto direto no rendimento dos times.
Em contrapartida, o Flamengo sente a ausência dos articuladores e acaba sobrecarregando os meio-campistas presentes em campo. Diante do empate contra o Vasco, Zé Elias avalia que Gerson atuou “sozinho” e, mesmo balançando as redes, não evitou o empate amargo no Maracanã.
“Eu coloco Palmeiras e Botafogo brigando diretamente pelo título. Para mim, Palmeiras e Botafogo estão à frente. Mas eu não descarto até o quarto colocado porque tem muitos pontos pela frente. Eu vejo uma diferença entre Palmeiras e Botafogo, os grandes favoritos, para o Flamengo. O Botafogo muda a estrutura e continua com a mesma qualidade de jogo. Não é tão dependente dos seus jogadores.”, disse Zé Elias, no ESPN F90.
“O Palmeiras é a mesma coisa. É forte fisicamente, intenso e com qualidade técnica. O que eu não vejo no Flamengo é que se tira o Gerson e o De La Cruz, o time sente demais e perde qualidade, coisa que não acontece nesses dois times. O Gerson jogou sozinho (contra o Vasco).”, acrescentou.
Ocupando a terceira posição, o Fortaleza acumula três jogos sem vencer no Brasileirão. Apesar do jejum, Zé Elias vê como normal o momento de oscilação e não descarta o Leão do Pici na disputa pelo título.
“O Fortaleza continua sólido, mesmo com algumas quedas. Todos os times tiveram oscilação, talvez seja o momento da oscilação do Fortaleza. Tem o acúmulo de jogos, viagens, logística…”, afirmou.
Zé Elias destaca vantagem do Palmeiras no Brasileirão
Sem dificuldades, o Palmeiras atropelou o Criciúma e segue perseguindo o Botafogo na tabela. Diante do calendário com folgas, Zé Elias prevê um encaixe ainda maior dos reforços, caso de Felipe Anderson, algo que pode impactar o desfecho do Brasileirão.
“O Palmeiras vai ter uma vantagem em relação aos outros competidores. Joga, descansa e recupera. O Abel vai poder colocar o time inteiro para jogar.”
‘O Felipe Anderson falou que deu para treinar fisicamente e tecnicamente, e conhecer a rapaziada. É saber como o Caio Paulista gosta de receber a bola, como o Richard Ríos vem receber… é o que vai acontecer. Os jogadores vão se conhecer mais e vão adquirir uma confiança maior. Provavelmente, o Palmeiras vai voltar a jogar os 90 minutos com a mesma intensidade.”, analisou.