Em programa esportivo “Encontro de Craques” da Bandsports, o ex-jogador Zico criticou Dorival Júnior na seleção brasileira por insistir na convocação de jogadores de fora do Brasil.
A opinião do ídolo do Flamengo veio após questionamento sobre os problemas atuais da Amarelinha, que terminou a última Data Fifa com derrota para o Paraguai e não convenceu os torcedores.
Zico não poupou palavras para criticar o desempenho atual do elenco canarinho: “Ao meu ver, uma das coisas importantes é que a seleção brasileira está muito apegada aos jogadores que estão na Europa. E o Dorival, pelo menos na primeira convocação, há muitos anos não acontecia de ter uma convocação com um número maior de jogadores jogando no Brasil do que lá”.
Portanto, o ex-jogador acredita que os atletas que atuam no Brasileirão Série A têm um incentivo maior para serem vistos por Dorival Júnior. Isso porque, se estiverem atuando em boas condições, podem receber a convocação.
Zico ameniza ao criticar Dorival Júnior na seleção brasileira
Apesar de desaprovar a quantidade de jogadores que atuam no exterior em convocações da Amarelinha, o ídolo do Flamengo reafirmou confiança no treinador.
Logo, Zico completou: “Isso mexe com os jogadores que estão lá fora. Os caras têm que chegar lá (…). Eu acho que ainda está numa situação definindo o time, definindo posicionamentos. Tomara que os jogadores entendam isso e ajudem, que é profissional de altíssimo gabarito”.
As partidas mencionadas na crítica de Zico sobre apego de Dorival ao jogadores que estão em solo estrageiro foram os primeiros compromissos sob o comando de Dorival Júnior.
Na ocasião, o Brasil venceu a Inglaterra por 1 a 0 com direito a gol de Endrick e empatou contra a Espanha. Já a atuação na Copa América e na Data FIFA acenderam alertas.
Com a derrota na última terça-feira (10), contra o Paraguai, a seleção brasileira caiu para a 5ª colocação das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
Apesar de ainda estar na zona que levaria o Brasil para o Mundial, os torcedores cobram ações imediatas de Dorival Júnior, que não convenceu nos últimos compromissos.