O Corinthians hoje vive uma das suas fases mais tensas nos últimos anos. O empate recente por 2 a 2 contra o Internacional pelo Brasileirão fez com que o Timão complicasse mais ainda sua luta contra o rebaixamento. Analisando a mesma 29ª rodada no ano de 2007, quando o Time do Povo foi para a Série B, a situação é mais complexa nesta temporada.
Atualmente, o Corinthians é o 18º colocado no Brasileirão Betano após 29 pontos conquistados. O mais recente empate contra o Internacional deixa o Timão com apenas 9 rodadas para evitar um rebaixamento. Os números de 2024 preocupam porque o Timão está com campanha inferior à de 2007.
Naquele ano, o Timão, após 29 rodadas, estava com oito vitórias, dez empates e 11 derrotas, somando 34 pontos. Em 2024, após 29 jogos no Campeonato Brasileiro, tem seis triunfos, 11 empates e 12 derrotas, totalizando 29 pontos conquistados no torneio. Logo, no ano atual, o Time do Povo tem duas vitórias a menos do que no ano de rebaixamento e uma diferença de cinco pontos.
O Corinthians hoje tem a seu favor que nenhum dos adversários do Z4 têm conseguido despontar em questão de pontos, deixando a situação mais complicada. Por outro lado, o elenco comandado por Ramón Díaz tem permitido muitos empates nos minutos rivais ou comete erros que evitam a conquista de três pontos, como aconteceu contra o Internacional.
Neste momento, o Corinthians ainda tem chances de evitar um possível rebaixamento, mas tem vida difícil. O Alvinegro precisa começar a faturar vitórias, pelo menos 5 nos próximos confrontos, para chegar à famosa marca de 45 pontos que pode evitar o rebaixamento. Enquanto isso, o elenco treina de olho no Athletico-PR no próximo dia 17, na Neo Química Arena, em confronto válido pela 30ª rodada.