Nesta quarta-feira (2), o Corinthians começa a disputa da semifinal da Copa Betano do Brasil, em um confronto que está gerando uma verdadeira guerra nos bastidores envolvendo a equipe paulista, o Flamengo e a CBF. Internamente, a diretoria estuda ações que serão realizadas caso o jogo de volta siga marcado para o dia 20 de outubro.
Isso porque existe um embate em relação a mudança do jogo de volta. Inicialmente a partida seria disputada no dia 17 de outubro, mas a Confederação Brasileira de Futebol alterou o duelo para 20 de outubro. Uma opção cogitada é de o time não entrar em campo, conforme citado recentemente por Augusto Melo, presidente do alvinegro.
Porém o Corinthians não deverá seguir esse caminho, já que o time pode sofrer diversas punições em caso de W.O. Entre elas, o clube poderia ficar fora de futuras edições da Copa do Brasil e torneios internacionais como Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana.
Detalhes das possíveis punições ao Corinthians
Conforme indicam os artigos 69 e 135 do Regulamento Geral de Competições da CBF o Timão poderia ser penalizado da seguinte forma (citando os principais itens):
- Advertência
- Multa de até R$ 500 mil
- Impossibilidade de registrar novos atletas
- Perda de pontos
- Suspensão
- Perda de cotas a receber
- Perda de licença para inscrição em competições nacionais e continentais
- Desclassificação da Copa do Brasil e futuras edições
- Devolução da premiação recebida (hoje superior a R$ 22 milhões)
- Rebaixamento no Brasileirão
Além disso, se a CBF considerar que o Corinthians abandonou a Copa do Brasil, a punição pode ser ainda maior, com o clube sendo suspenso por até dois anos em qualquer competição coordenada pela CBF, de acordo com o artigo 72 do Regulamento Geral de Competições.