Zico durante entrevista (Reprodução)
O ex-meia Zico, ídolo do Flamengo, revelou em entrevista ao Sportv que recebeu sondagens para atuar em gigantes do futebol europeu nos anos 1980, quando brilhava no futebol brasileiro. Segundo ele, clubes como Real Madrid, Atlético de Madrid e Milan chegaram a observar seu futebol naquele período.
Naquele momento, o futebol italiano dominava a Europa e, com isso, Zico acabou sendo mais um brasileiro a fechar com uma equipe do país, deixando o Flamengo em 1983 para atuar pela Udinese durante um ano e meio.
O ex-jogador ainda lembrou outras passagens que teve pela Europa, mas com a camisa rubro-negra, em excursões contra equipe do Velho Continente. Segundo Zico, foram dezenas de títulos conquistados em torneios contra essas equipes, o que levou o Fla a não ser mais convidado.
“A gente tinha aqueles torneios de meio de ano. A gente ia lá e passava o rodo neles”, brincou Zico sobre a qualidade do time carioca.
“Era contra Real Madrid, Napoli, o campeão da Hungria, o Bétis, Barcelona… A gente ganhava e pararam de convidar a gente (…) Eu joguei uns 15 torneios lá e ganhei todos. Todos com o Flamengo”, seguiu o ídlo do Rubro-Negro.
Zico ainda atuou no futebol japonês
Mesmo com sucesso na Udinese, tendo disputado 54 jogos e marcado 30 gols, Zico não teve longa carreira na Europa, já que em 1985 retornou ao Flamengo para reassumir a camisa 10 da equipe. Após algumas lesões e cinco anos de clube, o Galinho decidiu abandonar a carreira em 1989, aos 36 anos. Entretanto, aos 38, em 1991, Zico retornou.
O craque aceitou convite do Kashima Antlers, do Japão, e fez história no futebol asiático, sendo até hoje um dos maiores ídolos da história do clube. Foram quatro anos no clube japonês, com 75 jogos disputados e 56 gols anotados.

