Deivid foi um dos grandes atacantes do futebol brasileiro deste século, com passagens vitoriosas por Cruzeiro, Corinthians, Santos e Flamengo, além de uma boa passagem pela Europa.
Em entrevista ao “Cheguei Podcast do Garotinho”, exibido no Youtube, Deivid falou que Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho foram os maiores treinadores do futebol brasileiro, exaltando os títulos de Brasileirão vencido pela dupla.
“Quando eu falo de treinadores, para mim, os dois maiores brasileiros são Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo. Pra você ganhar um Campeonato Brasileiro já é difícil, imagina ganhar cinco”, opinou o ex-jogador.
Treinadores que mais venceram o Campeonato Brasileiro
Luxemburgo e Muricy estão entre os maiores campeões da competição. Mas, apenas Luxa venceu cinco, como mencionou Deivid. Foram dois pelo Palmeiras, um pelo Santos, um pelo Corinthians e um pelo Cruzeiro. Ele é o maior campeão ao lado de Lula.
Muricy Ramalho, por sua vez, venceu quatro vezes o Brasileirão, sendo três pelo São Paulo e um com o Fluminense. Ele quase venceu com o Internacional em 2005 e o Palmeiras em 2009. Mas, Muricy tem título de Libertadores, algo que Luxemburgo não conquistou.
Diferenças entre Muricy e Luxemburgo
Ainda ao podcast, Deivid foi perguntado sobre qual seria a principal diferença entre os dois treinadores, na qual ele apontou como os maiores do nosso futebol. O ex-atacante, então, destacou a parte tática de Vanderlei.
“Eu acho o Vanderlei Luxemburgo mais tático. Eu nunca trabalhei com o Muricy, mas a leitura que o Luxemburgo faz, ele muda o jogo. O Vanderlei é o único treinador que eu trabalhei que ganhava jogo dentro do vestiário, ele pensava muito na frente. O trabalho tático eu nunca vi ninguém fazer, ele te convence. Eu nunca vi aquele trabalho tático, como encaixava o time. O jogador ia para o jogo sabendo tudo o que ia acontecer”, disse.
Carreira de Deivid
Revelado pelo Nova Iguaçu, Deivid jogou no Joinville antes de ter sua primeira oportunidade em um time grande. Então, em 1999, foi para o Santos, ainda muito jovem e sem conseguir tanto destaque.
Em 2001, vai para o Corinthians e começa a se destacar, vencendo a Copa do Brasil, Rio-São Paulo e Paulistão.
Em 2003, faz parte do elenco do Cruzeiro que vence a tríplice coroa, levando o estadual, Brasileirão e Copa do Brasil. Depois, vai para o Bordeaux (FRA) e retorna ao Brasil em 2004 para ser campeão Brasileiro pelo Santos.
Entre 2005 e 2010, tem uma boa passagem pela Europa, jogando no Sporting (POR) e Fenerbahçe (TUR). Retorna ao Brasil para jogar no Flamengo, onde vence o Campeonato Carioca de 2011. Por fim, encerra a carreira de jogador no Coritiba, em 2014.
Depois de pendurar as chuteiras, Deivid se tornou treinador de futebol, trabalhando como auxiliar no Flamengo, Cruzeiro e como técnico principal do Cruzeiro e Criciúma.