A briga pela classificação para a próxima Libertadores vem movimentando forte a parte de cima da tabela do Brasileirão Betano. Com o G-6 indo para G-7 e a nova vaga extra a ser entregue por intermédio da competição depois do título do Flamengo na Copa do Brasil, a disputa deverá ser cada vez mais acirrada nesta reta final.
Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Fortaleza já tem suas vagas garantidas na Libertadores, estes ocupando postos dentro da zona de classificação atual da Libertadores. Isto abre espaço para outras três vagas a serem disputadas, com duas delas muito perto de serem preenchidas.
Internacional e São Paulo são estas duas equipes, com mais de 99% de chances de obter as suas respectivas presenças no certame continental segundo a UFMG. Isto significa que, já na próxima rodada, se vencerem os jogos que terão pela frente, estarão classificados de forma matemática.
Assim, só sobraria uma vaga a ser contestada via Brasileirão. Dois dos favoritos por esta são Cruzeiro (32,9%) e Bahia (40,7%), com a Raposa também atrás da possibilidade de se classificar via Copa Sul-Americana, já que fará a final com o Racing. Quem também está na disputa por esta é o Atlético-MG, que tem 10,7% de chances, mas terá a possibilidade de conquistá-la se vencer a Libertadores, a qual decide contra o Botafogo.
A possibilidade do G-7 aumentar para G-8 ou até mesmo G-9 depende das conquistas dos times brasileiros nas duas competições continentais. E isto poderá dar mais esperanças para um grupo de clubes que tem, por ora, chances remotas de classificação via Brasileirão. Seria o caso do Corinthians (6,1%), que com a arrancada recente de resultados pode até pensar em alguma chance de jogar a Libertadores.