A McLaren se tornou uma das protagonistas da atual temporada de Fórmula 1 (F1) ao melhorar o carro e acumular pontos até se firmar na liderança do campeonato de construtores. Neste momento, a equipe chefiada por Zak Brown tem 593 pontos. A vantagem sobre a vice-líder, Ferrari, é de 36 pontos e de 49 em relação à terceira colocada, Red Bull.
O resultado parcial chama atenção. Isso porque a escuderia não é campeã desde 2008, quando tinha Lewis Hamilton como piloto titular. Além disso, não é a melhor equipe desde 1998.
No entanto, Jacques Villeneuve tem outra visão. Em entrevista concedida ao site Grosvenor Sport, o ex-piloto de F1 falou sobre o tema.
“O campeonato por equipes dá dinheiro, mas ninguém liga para isso. As pessoas simplesmente se lembram de quem foi o piloto campeão mundial e a equipe está associada a esse piloto”, opinou.
“E, em última análise, na cabeça das pessoas, esta é a equipe que é campeã mundial”, acrescentou Villeneuve.
“O campeonato por equipes só é bom no papel e pelo dinheiro extra que traz. Isso é tudo. Ninguém se preocupa com isso, exceto a própria equipe”, reforçou.
Villeneuve também criticou a postura da McLaren. “Eles disseram que a prioridade não era o campeonato de pilotos, mas o de construtores. Isto é muito estranho. As equipes que não conseguem vencer dizem isso”, afirmou.
Título de pilotos da F1 segue em aberto
O atual tricampeão da categoria, Max Verstappen, lidera o torneio. Tem 393 pontos, 61 a mais que o vice-líder, Lando Norris.
“Vencer o campeonato não está mais nas mãos de Lando. Tudo o que ele pode fazer é correr forte e rápido e esperar que a Red Bull não marque nenhum ponto. Isso é tudo”, concluiu Villeneuve.