Home Futebol Santos ‘evita’ discutir SAF em meio à especulações envolvendo Neymar

Santos ‘evita’ discutir SAF em meio à especulações envolvendo Neymar

Possibilidade de venda do Peixe a pai de jogador do Al Hilal tem movido notícias relacionadas ao retorno do atacante à Vila

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Santos ‘evita’ discutir SAF em meio à especulações envolvendo Neymar

Santos não discute criação de SAF (Foto: Divulgação/Facebook Oficial Santos)

A volta de Neymar ao Santos tem sido notícia por diversos assuntos nas últimas semanas. Uma destas conversas tem sido relacionada a um detalhe de bastidores do clube, que é a possibilidade de venda de uma potencial SAF do clube

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diversas informações tem dado conta de que, caso o atacante deixe o Al Hilal para valer, o pai do atacante, Neymar da Silva Santos, adquira a gestão do futebol do Peixe, Para tal compra, o empresário teria a seu lado um grupo de investidores, alguns deles ligados ao PIF, fundo de investimentos de propriedade do governo da Arábia Saudita.

No entanto, segundo o site Trivela, tal possibilidade ainda não está sendo cogitada. O site cita declaração de um integrante da direção santista que aponta que a venda do Santos ‘nunca fora aventada’ e que ‘não haveria negociações correntes’. Outro site, o Diário do Peixe, noticia que a proposta de aquisição da gestão do futebol do Alvinegro Praiano não estaria ligada ao retorno do Menino da Vila.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista recente, o presidente Marcelo Teixeira afirmou ser ‘favorável’ a tal criação da empresa gestora do futebol do clube, mas quer analisar uma proposta que ‘não tire a identidade’ do Santos e que o processo das Sociedades Anônimas do Futebol precisa de ‘amadurecimento’.

Santos seria dono de maioria da SAF

Desde 2022, há uma cláusula do estatuto do clube que dá condições para que o clube possa constituir uma SAF e a negocie com investidores. No entanto, um ponto de tal mudança causa alguma discussão, que é a divisão da propriedade da empresa que fará a gestão do futebol santista.

No texto que permite a criação da SAF, ficou apontado que a maior parte de seu controle acionário (51%), caso seja constituída, fique de posse do Peixe, com os 49% restantes podendo ser negociados com investidores externos. Ou seja, se houver mesmo tal venda e não houver mudanças neste ponto do texto, qualquer comprador não será o acionista majoritário.

PUBLICIDADE
Better Collective