
Dono da SAF do Botafogo fez acordo para acabar com processo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
As denúncias de John Textor sobre a lisura dos jogos do Campeonato Brasileiro devem render apenas uma multa ao acionista majoritário da SAF do Botafogo. Segundo informação do GE, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) fez um acordo com o empresário para que ele pague uma multa em razão do processo mantido pela corte contra o americano. A competição ainda não começou a temporada do clube começa pela disputa do Campeonato Carioca.
Multa milionária
No acerto, o dirigente botafoguense terá de pagar cerca de R$ 1 milhão ao tribunal, esta a maior imposta pelo órgão, para encerrar a ação por. no entendimento da corte, não ter apresentado provas efetivas de que houve manipulação de resultados em partidas do Brasileirão, denúncia esta feita em março de 2024, citando principalmente a partida entre Palmeiras e São Paulo, pelo Brasileirão do ano anterior.
Partiu da defesa do dono do Botafogo a sugestão para o acordo com o STJD e a multa a ser paga. A decisão foi feita como uma tentativa de se evitar levar o caso para o julgamento da corte e uma potencial punição. que poderia ser de até dois anos de suas atividades no clube.
Detalhes do caso
Foram , ao todo, cinco denúncias no artigo 243-F (ofender alguém em sua honra por fato diretamente ligado ao desporto) e uma no artigo 221 (dar causa por erro grosseiro ou sentimento pessoal à instauração de inquérito ou processo na Justiça Desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
Se apoiando em um relatório de uma empresa contratada para dar suporte às acusações. Textor acusou este jogo e também lançou suspeitas sobre outras partidas. O que levou ao processo do tribunal, este apoiado pela Procuradoria Geral da Justiça Desportiva, da Anaf (Associação Nacional de Árbitros de Futebol). do Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo, além de Palmeiras e São Paulo.