Home Futebol Renato Gaúcho destaca feito de atacante lendário no Brasil: “Tirar o chapéu”

Renato Gaúcho destaca feito de atacante lendário no Brasil: “Tirar o chapéu”

Conquista individual difícil de ser repetida atualmente foi extremamente valorizado pelo treinador

Bruno Romão
Bruno Romão atua, como redator do Torcedores.com, na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.
Renato Gaúcho, ex-técnico do Grêmio (LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

Renato Gaúcho, ex-técnico do Grêmio (LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

Renato Gaúcho, em 2005, teve uma importância crucial no sucesso de Romário. Artilheiro do Brasileirão na temporada em questão, o Baixinho não estava animado em seguir atuando perto de completar 40 anos. Porém, a chegada do antigo comandante do Vasco fez o eterno camisa 11 ganhar um ânimo extra, algo decisivo para o desempenho extraordinário em campo.

“O Baixinho é nota mil. Ele queria parar de jogar. Joguei com ele no Flamengo e na seleção. Ele queria parar de jogar e eu estava treinando o Vasco. Eu falei: ‘Não para’. Nós animamos ele. Foi o goleador do Campeonato Brasileiro com (quase) 40 anos.”, disse Renato Gaúcho, ao Charla Podcast.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Não é mole disputar o Campeonato Brasileiro. Jogou muito! Ele queria parar… jogou muito.”, acrescentou.

Personalidade dos craques do passado

Diferentemente do futebol atual, Renato Gaúcho não vê margem para fortes discursos veiculados na imprensa. Presente ao lado de Edmundo e Romário na reportagem “Ratos de Praia”, o ídolo do Grêmio lembrou que os craques do passado não tinham garantias de receber os salários em dia no Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Olha quem falava na época. Edmundo, Romário e eu. Hoje em dia, como um jogador vai ter uma personalidade dessa? Olha o tamanho dos craques da minha época. Não recebiam e ficava por isso mesmo. Ia embora e entrava na Justiça. Na minha época tinha muito futebol. Hoje tem pouco futebol e muito dinheiro.”, afirmou.

Renato Gaúcho ou Romário?

Bancando que está acima de Cristiano Ronaldo, Renato Gaúcho evitou o mesmo comentário sobre Romário. Levando em conta o posicionamento do Baixinho, o técnico avalia que os estilos distintos não contribuem para uma comparação.

“São posições diferentes. Tem que tirar o chapéu para o Baixinho porque jogou muito também. O Cristiano Ronaldo jogava mais ou menos que nem eu, pelos lados.”

PUBLICIDADE

“Muita gente confunde de ‘quem jogou mais?’. São posições diferentes. Uma posição é jogar no ataque, outra é jogar no meio e outra pelos lados. Muita gente pergunta: ‘Quem jogou mais, Zico ou Maradona?’. São dois gênios. ‘Ronaldo ou Romário’. Dois gênios.”, externou.

PUBLICIDADE
Better Collective