
Bebeto, ex-jogador da seleção brasileira (Reprodução)
Bebeto não vê Tite como um técnico retranqueiro. Ao longo do trabalho desenvolvido à frente do Brasil, o antigo comandante da seleção, em diálogo nos bastidores, recebeu um pedido do ex-jogador. Lamentando a influência do futebol europeu, o tetracampeão quis externar o desejo para que a seleção mantenha suas raízes.
Compreendendo o discurso, Tite deixou claro que manteria o padrão histórico da seleção. Neste cenário, Bebeto avalia que o treinador, atualmente livre no mercado após deixar o Flamengo, não é adepto do estilo retranqueiro.
“Quando eu estive na seleção, como chefe da delegação, eu encontrei com o Tite. Um cara trabalhador pra caramba. Eu disse: ‘Tite, estou acompanhando seu trabalho e tenho certeza que vai dar fruto. Eu peço que não perca a essência do nosso futebol da habilidade e improviso’. Ele disse: ‘Pode deixar, eu preservo muito isso também’.”, disse Bebeto, em entrevista ao podcast Resenha com TF.
“Muita gente fala que o Tite é retranqueiro. Retranqueiro coisa nenhuma!”, acrescentou.
Qualidade do futebol brasileiro
Apesar da atual seca de títulos, Bebeto considera que a seleção brasileira deve manter o comportamento das cinco conquistas mundiais. Diante disso, a escolha de aplicar o jogo europeu foi totalmente rechaçada.
“Não podemos perder a nossa essência. Qual a essência do jogador brasileiro? Improviso, técnica e rapidez de raciocínio buscando os espaços. A gente está querendo copiar os caras lá, que sempre copiaram a gente.”, prosseguiu.
Bebeto elogia Neymar
De volta ao Brasil, Neymar é visto por Bebeto como o único jogador extraordinário da seleção. Feliz pela presença do craque no Santos, o ex-atacante espera uma total recuperação visando a Copa do Mundo de 2026.
“Ele é diferente. Eu falo sempre que tenho oportunidade. É o diferente da seleção. Ele tem qualidade do improviso. Bate com a esquerda, com a direita… os caras falam que ele não cabeceia bem, mas é só treinador. A qualidade que ele tem é um absurdo. Eu sou suspeito para falar dele, eu torço muito por ele.”
“Fiquei feliz com essa volta para o Santos. Tem que ter o amor e a alegria de jogar.”, externou.