Home Futebol Dida ignora Buffon ao eleger goleiro extraordinário do futebol mundial: “Sou brasileiro”

Dida ignora Buffon ao eleger goleiro extraordinário do futebol mundial: “Sou brasileiro”

O ex-camisa 1 da seleção brasileira fez as suas escolhas sobre os melhores colegas de posição que acompanhou

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Dida, ex-goleiro da seleção brasileira (Robert Cianflone/Getty Images)

Dida, ex-goleiro da seleção brasileira (Robert Cianflone/Getty Images)

Dida foi um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro. Consagrado em clubes como Cruzeiro, Corinthians e Milan, foi um dos três camisas 1 pentacampeões mundiais em 2002, além de ser titular da Copa do Mundo de 2006.

O ex-arqueiro participou das tradicionais enquetes de mano a mano entre profissionais que marcaram época em sua posição. Durante a pesquisa, demonstrou humildade e enalteceu um goleiro brasileiro da atualidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao participar do desafio promovido pelo influenciador Mohammed Moharram, do 90+, Dida inicialmente optou por Thibaut Courtois no duelo direto com Ter Stegen. Já no confronto brasileiro entre Alisson e Ederson, ficou com o goleiro do Liverpool.

Dida surpreendeu ao colocar goleiro italiano na sua frente

Quando perguntado se ficaria com ele próprio ou com Francesco Toldo, Dida não quis indicar a si e votou no ex-goleiro da seleção italiana. “Eu não me meto mais em discussões, vou de Toldo”, disse o pentacampeão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No duelo entre Iker Casillas e Van der Sar, o ex-camisa 1 do Brasil ficou com o holandês que brilhou no Ajax e no Manchester United. “Um amigo”, resumiu. Já no confronto direto entre Oliver Kahn e Gianluigi Buffon, optou pelo italiano.

Nos últimos mata-matas da enquete, Dida preferiu Alisson contra Courtois, enquanto ficou com Toldo ao preterir Van der Sar.

Por fim, votou em Buffon contra Toldo e, na ‘final’ do italiano contra Alisson, elegeu o goleiro do Liverpool como o melhor na enquete, superando o campeão da Copa de 2006. “Alisson. Sou brasileiro, amigo!”, brincou.

PUBLICIDADE

Uma testemunha do início da carreira de Alisson

Dida fez parte da projeção da carreira de Alisson. Na oportunidade, era goleiro do Internacional quando o futuro titular da seleção brasileira nas Copas de 2018 e 2022 se firmou na equipe colorada em 2014.

PUBLICIDADE

Como se fosse uma espécie de ‘passagem de bastão’, Dida encerrou sua carreira no Beira-Rio em 2015, no mesmo ano em que Alisson começou a ser convocado.

Better Collective