
Vojvoda durante jogo do Fortaleza no Brasileirão Série A (Mateus Lotif - Divulgação)
O Fortaleza volta à Libertadores depois de dois anos. O Leão do Pici obteve a classificação direta para a fase de grupos da competição continental, ao terminar a edição de 2024 do Brasileirão Série A na quarta colocação.
De acordo com o ranking da Conmebol, o time cearense integrará o pote 3 do sorteio que a entidade realizará na próxima segunda-feira (17), às 20h (horário de Brasília), na sua sede em Luque (Paraguai).
Ao lado do Fortaleza, estarão no mesmo pote as seguintes equipes que não serão adversárias na fase de grupos: Atlético Nacional, Vélez Sarsfield, Sporting Cristal, Universitario, Talleres, Deportivo Táchira e Universidad de Chile.
Os prováveis adversários do Fortaleza
No pote 1, o time treinador por Juan Pablo Vojvoda será sorteado para enfrentar River Plate, Peñarol, Nacional ou Racing.
O Fortaleza não poderá cair na mesma chave com outros brasileiros, como Botafogo, Flamengo, Palmeiras e São Paulo.
O mesmo vale para o pote 2, em que não será oponente do Internacional. Assim, os times que também podem estar no caminho do Laion são: Olimpia, LDU, Libertad, Independiente del Valle, Colo-Colo, Estudiantes e Bolívar.
Já no pote 4, o Fortaleza poderá ter o Bahia no caminho. Além do Tricolor, o Leão do Pici também pode ser sorteado no mesmo grupo de Carabobo, Atlético Bucaramanga, Central Córdoba, San Antonio Bulo Bulo, Alianza Lima, Cerro Porteño e Barcelona de Guayaquil.
Time cearense não disputa a Libertadores desde 2023
Será a terceira vez que o Laion disputará a Libertadores, depois de participar em 2022 e 2023. Enquanto foi até às oitavas-de-final na primeira edição quando caiu para o Estudiantes, parou na fase preliminar em 2023 ao ser eliminado pelo Cerro Porteño.
Além da competição continental, o Fortaleza também iniciará a decisão do Campeonato Cearense contra o Ceará amanhã (15) às 16h30 (horário de Brasília). O Leão do Pici ainda é o terceiro colocado do Grupo A da Copa do Nordeste, com 9 pontos.