Agomar Martins discute com zagueiro Luís Pereira durante um Palmeiras x Botafogo (Divulgação)
Histórico árbitro do Rio Grande do Sul, Agomar Martins Röhrig faleceu nesta quarta-feira (28) aos 94 anos. O profissional trabalhou no futebol por mais de duas décadas, sendo o segundo juiz que mais trabalhou nos clássicos entre Grêmio e Internacional.
Ao todo, Agomar Martins apitou 23 Gre-Nais, perdendo apenas para Carlos Rosa Martins, que atuou em 25 confrontos entre os dois principais times gaúchos.
Agomar Martins apitou inauguração do Beira-Rio
Conhecido por sua baixa estatura de apenas 1,60m e um estilo enérgico, o saudoso árbitro nascido em Porto Alegre em 23 de março de 1931 participou de alguns dos principais jogos da história do futebol do Estado. Entre eles, está a inauguração do Beira-Rio, em 6 de abril de 1969, quando o Internacional derrotou o Benfica por 2 a 1.
Agomar Martins iniciou a carreira no fim dos anos 50, chegando ao quadro da Fifa no ano de 1968. No total, apitou 980 jogos.
Expulsão de Pelé por indisciplina
Em um deles, ficou marcado por ter expulsado Pelé ao alegar indisciplina do Rei do Futebol numa partida entre Santos e Grêmio no antigo Estádio Palestra Itália, em 27 de novembro de 1968. Na oportunidade, o Peixe venceu por 3 a 1 o confronto válido pelo antigo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, embrião do Brasileirão Série A.
Depois de pendurar o apito, Agomar Martins se tornou um empresário da construção civil, sendo proprietário de uma rede de motéis na região metropolitana de Porto Alegre.

