Divulgação - Internacional
Palco de grandes conquistas do Internacional, o Beira-Rio tem uma vasta tradição entre os estádios do cenário nacional. Inaugurado em 1969, a casa do Colorado já chegou a receber mais de 106 mil pessoas em um jogo festivo realizado em 1972 entre a Seleção Brasileira e um selecionado gaúcho. Ao longo deste período, o estádio foi recebendo reformulações e modernizações e teve sua capacidade reduzida de forma expressiva.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
A história do Beira-Rio foi iniciada em 1956, quando o ex-presidente do Colorado, Ephraim Pinheiro Cabral, atuando como vereador na época, apresentou um projeto de doação de uma área que havia sido aterrada junto ao Rio Guaíba. Após anos de trabalho intenso, o Internacional enfim deixou o campo dos Eucaliptos para atuar no Gigante.
No dia 6 de abril de 1969, a espera do torcedor do Internacional finalmente chegou ao fim. Para a sequência de partidas que seriam realizadas para simbolizar o debute do estádio, o elenco do Colorado ficou concentrado 40 dias em um sítio da zona sul de Porto Alegre.
E o adversário de estreia seria justamente o Benfica, equipe já bicampeã da Champions League, e que contava com jogadores renomados em seu elenco, entre eles o craque Eusébio, concorrente de Pelé na época.
Com a bola rolando, o primeiro gol da história do Beira-Rio demorou apenas 24 minutos para acontecer. Jovem promissor, o atacante Claudiomiro tratou de entrar para a história do Internacional ao balançar as redes da equipe europeia.
Na volta do intervalo, o Benfica chegou ao empate com um tento de falta anotado por Eusébio. Mas a festa dos visitantes durou pouco. Minutos mais tarde. Gilson Porto cobrou falta e fez o estádio Beira-Rio explodir de alegria novamente, estava decretado o triunfo do Colorado na abertura do Gigante.
Nos dias seguintes, o Beira-Rio recebeu outros seis grandes jogos no Festival da Inauguração, entre eles o primeiro Gre-Nal do estádio, que acabou empatado sem gols.
- 7 de abril de 1969 – Brasil 2-1 Peru
- 8 de abril de 1969 – Internacional 0-2 Hungria
- 8 de abril de 1969 – Grêmio 2-1 Benfica
- 13 de abril de 1969 – Internacional 4-0 Peñarol
- 13 de abril de 1969 – Grêmio 1-0 Hungria
- 20 de abril de 1969 – Internacional 0-0 Grêmio

