Jogadores do Atlético-MG comemoram gol na Sul-Americana (Pedro Souza / Atlético)
Pela última rodada da fase de grupos da Sul-Americana, Atlético-MG e Cienciano mediram forças nesta quinta-feira (29), em jogo na Arena MRV. Necessitando da vitória para se classificar na liderança do Grupo H, o Galo teve Hulk, Scarpa, Rony e companhia em campo, mas o jogo esteve longe de ser fácil. Além das dificuldades impostas pelo adversário, os impedimentos atrapalharam a vida da equipe alvinegra.
Começando o jogo de maneira eletrizante, o Atlético-MG abriu o placar logo aos 10 minutos. Porém, o gol de Rony, em chute cruzado, foi invalidado por conta de impedimento. Sem desanimar, o atacante, em jogada parecida, balançou as redes novamente, mas a celebração não durou muito. Devido ao posicionamento irregular, o duelo seguiu empatado.
Na sequência, Lyanco foi o responsável por fazer os torcedores, enfim, soltarem o grito de gol sem nenhuma preocupação. Subindo mais alto em cobrança de escanteio, o zagueiro deixou o Atlético-MG em vantagem, mas o cenário de tranquilidade durou pouco.
A combinação perfeita no gol do Galo: a cobrança do Hulk e o oportunismo do Lyanco
— SportsCenter Brasil (@SportsCenterBR) May 30, 2025
Assista à Atlético-MG x Cienciano, AGORA e AO VIVO, no #DisneyPlus!#SulAmericanaNaESPN pic.twitter.com/DatHLkk6ts
Antes do intervalo, o Cienciano chegou ao empate através de Cueva, ex-São Paulo e Santos. Em pênalti marcado após toque de mão de Lyanco dentro da área, o peruano venceu Everson na marca da cal e deixou o confronto novamente imprevisível.
Atlético-MG esbarra em falta de pontaria
Apesar do apoio dos torcedores, o Atlético-MG falhou em ficar à frente do placar novamente. Chegando ao ataque de forma frequente, a equipe de Cuca teve pouca inspiração nos arremates. Sem dar espaço, o sistema defensivo do Cienciano, eficiente para neutralizar Hulk, motivou uma partida discreta do camisa 7. Por fim, um chutaço de Scarpa, que tinha endereço certo e garantiria a liderança, foi defendido de maneira heroica por Juan Bolado.
Galo vai para os playoffs
Assim como o Grêmio, o Atlético-MG não conseguiu vaga direta nas oitavas de final da Sul-Americana. Ficando atrás do próprio Cienciano, com 10 pontos, o Galo terá que superar o Atlético Bucaramanga nos playoffs do torneio para seguir buscando o título continental. Veja abaixo a classificação final do Grupo H.
- Cienciano: 10 pontos
- Atlético-MG: 9 pontos
- Caracas: 8 pontos
- Iquique: 4 pontos
FICHA TÉCNICA – ATLÉTICO-MG x CIENCIANO (COPA SUL-AMERICANA)
Data: Quinta-feira (29 de maio)
Local: Arena MRV (Belo Horizonte)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Juan Benítez (PAR)
Assistentes: Milciades Saldivar (PAR) e Jose Villagra (PAR)
VAR: Ulises Mereles (PAR)
Gols: Lyanco (43 minutos do primeiro tempo) e Cueva (51 minutos do primeiro tempo)
Cartões amarelos: Patrick, Arias e Hulk
Atlético-MG: Everson; Natanael (Bernard), Lyanco, Alonso (Saravia) e Rubens; Alan Franco, Patrick (G. Menino), Scarpa e Igor Gomes (J. Santos); Rony (Palacios) e Hulk. Técnico: Cuca.
Cienciano: Barrios (Bolado); Ortiz (Gómez), Estrada, Amondarain e Valoyes; Arias, Torrejon e Cueva; Romagnoli (González), Osnar Noronha (Beto da Silva) e Gentile. Técnico: Carlos Desio.

