Home Futebol Zagueiro não utilizado por Filipe Luís no Flamengo, Cleiton não deve renovar e próximo destino pode ser a Europa

Zagueiro não utilizado por Filipe Luís no Flamengo, Cleiton não deve renovar e próximo destino pode ser a Europa

Defensor atuou somente na disputa do Campeonato Carioca, quando rubro-negro jogou com jovens das categorias de base

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Zagueiro não utilizado por Filipe Luís no Flamengo, Cleiton não deve renovar e próximo destino pode ser a Europa

Cleiton está no Flamengo desde 2020, quando iniciou trajetória na base (Gilvan de Souza - Divulgação)

O Flamengo deve acertar brevemente a saída do zagueiro Cleiton, de 22 anos. Preterido pelo técnico Filipe Luís, o jovem não irá renovar contrato e deve rumar ao futebol europeu. As informações são do jornalista “Guilherme Flazoeiro”. Oficialmente, o atleta tem vínculo na Gávea até dezembro deste ano e optou pela não extensão de contrato, e tem chances de deixar o clube já na próxima janela de transferências.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o jornalista, Cleiton já recebeu sondagens para deixar o Flamengo no próximo mês. Clubes como Leicester, da Inglaterra, Dínamo de Kiev, e uma equipe de Portugal, cujo o nome não foi revelado, estão acompanhando a situação do atleta. Conforme dita a regra, Cleiton já poderá assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe em junho, quando restarão mais seis meses de vínculo no clube rubro-negro.

Cleiton chegou ao Flamengo em 2020, após se destacar com o Canaã, time de um projeto social da Bahia, em disputa da Copinha. Após um período de testes na Gávea, o garoto agradou foi aprovado, galgando categorias dentro do clube, até ser profissionalizado. À época, depois do empréstimo, Flamengo comprou 60% dos direitos econômicos do atleta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Poucos jogos no principal do Flamengo

Desde quando foi efetivado no time principal, Cleiton soma apenas 13 duelos no Flamengo e não balançou as redes adversárias ou deu passes para gol. O defensor sempre foi acionado no início de temporada, quando o elenco principal estava em processo de pré-temporada. Em 2025, por exemplo, enquanto o grupo principal realizava os trabalhos e amistosos nos Estados Unidos, a garotada rubro-negra abriu a disputa do Campeonato Carioca.

O zagueiro esteve nos cinco jogos iniciais. O último jogo dele, no entanto, ocorreu no dia 5 de fevereiro, no duelo frente a Portuguesa-RJ. Em todos os embates realizados, ele ostentou a condição de titular. Contudo, com a volta do elenco principal, chefiado por Filipe Luís, Cleiton não recebeu mais oportunidades, figurando como quarta opção para o setor, que conta com Léo Ortiz, Léo Pereira e Danilo.

Confusão em clássico contra o Botafogo

Nesta temporada, Cleiton protagonizou um momento insólito, depois do apito final no clássico contra o Botafogo. Opção no banco de reservas, o defensor passou a partida toda como suplente, e depois do encerramento do jogo se envolveu em uma confusão generalizada, onde desferiu um soco no zagueiro Alexander Barboza, que acabou perdendo um dente.

PUBLICIDADE

O caso foi registrado no TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) e acabou culminando punição para Cleiton, que pegou quatro jogos de suspensão, enquanto Alexander Barboza e Alex Telles foram advertidos com um gancho de dois jogos cada, pelo episódio registrado no Maracanã. Também denunciado, Gerson, do Flamengo, acabou se livrando de qualquer tipo de sanção do órgão.

PUBLICIDADE
Better Collective