Home Futebol Flamengo se revolta com convocação de Plata e cita interferência “irresponsável” do Equador

Flamengo se revolta com convocação de Plata e cita interferência “irresponsável” do Equador

Mengão admitiu contato, por parte da Federação de Futebol do país, mas relatou que o atleta recebeu visitas sem o próprio conhecimento 

Por Octávio Almeida Jr em 30/05/2025 15:16 - Atualizado há 6 meses

Jogador do Flamengo, o atacante Plata foi convocado pela seleção do Equador (foto: Gilvan de Souza/CRF)

O Flamengo reprovou a convocação de Gonzalo Plata para representar a seleção do Equador, nos jogos contra Brasil e Peru, válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026. Em nota publicada no próprio site, o clube do Rio de Janeiro relatou que foi contactado pela Federação do país sul-americano, mas o jogador foi visitado por médicos sem o conhecimento flamenguista. 

“Recentemente, o Flamengo foi procurado a respeito das condições do atleta para uma possível convocação. Na ocasião, o clube esclareceu que Plata não vem atuando por ainda estar em processo de recuperação e, portanto, não haveria segurança para sua utilização”, iniciou. 

“Paralelamente a estas conversas, o clube foi surpreendido com a informação de que, sem qualquer comunicação prévia ou autorização, um médico e um fisioterapeuta da Federação Equatoriana de Futebol estiveram na residência do atleta. Na visita, eles realizaram procedimentos à revelia com o objetivo de antecipar etapas no seu retorno aos gramados, o que interfere de maneira irresponsável no planejamento de recuperação estabelecido pelo Departamento Médico do clube”, acrescentou. 

Plata é desfalque do Flamengo há semanas. Ele foi diagnosticado com um edema ósseo. Em entrevista coletiva, o técnico Filipe Luís disse que faltava “bastante” para que o jogador se recuperasse. O Equador, pelo visto, pensa diferente. 

“Embora reconheça a obrigatoriedade de liberar jogadores para suas seleções, o Flamengo entende que tais atitudes representam um risco à plena recuperação do atleta, o que pode comprometer sua participação no restante da temporada e até na sua carreira”, observou o time rubro-negro. 

“O clube lamenta a condução do caso, por parte da Federação Equatoriana de Futebol, que chegou a solicitar a antecipação da apresentação do jogador, e reforça que sempre prioriza a saúde e o bem-estar de seus atletas”, concluiu o Flamengo.

Números de Plata pela seleção do Equador 

Conforme dados do site Transfermarkt, o atacante tem oito gols em 43 jogos oficiais disputados pela categoria profissional. Plata também marcou três vezes pela seleção sub-20. 

Próximo jogo do Flamengo

O Mengão volta a campo neste domingo (1). Vai enfrentar o Fortaleza, a partir das 18h30 (horário de Brasília), no estádio Maracanã. O jogo é válido pelo Brasileirão Série A.

Exit mobile version