Zinho em entrevista ao "Flow" (Reprodução - YouTube)
Zinho rasgou elogios ao meio-campista Renato Augusto nesta terça-feira (20), durante o “Equipe F”, ao repercutir o término de contrato do jogador com o Fluminense, após pouco mais de uma temporada de parceria entre as partes.
Ao analisar a carreira do atleta de 37 anos, o comentarista enalteceu o profissional e a qualidade ostentada por Renato Augusto em quase todos os times que o jogador passou. Entretanto, ele disse enxergar pouco espaço para o meia no mercado, principalmente por conta da parte física.
“Gosto muito do atleta, da carreira, da postura. Por onde passou, ganhou títulos e deixou uma boa imagem e um comportamento profissional. Um atleta na acepção da palavra. Um atleta assim, eu respeito muito. Mas tem sempre um final, isso tem que ser respeitado”, iniciou Zinho.
“Acho que a parte física vai influenciar muito para outro clube ter interesse. Eu particularmente, acho que ele ir para clube mediano e que não briga por título, que não é bom. Se estiver parando, é uma carreira maravilhosa que tem que ser aplaudida”, complementou.
Exaltado por Zinho, Renato não teve números expressivos no Flu
A trajetória de Renato Augusto pelo Tricolor das Laranjeiras não foi de protagonismo, com as lesões e o ritmo de jogo ideal sendo tônica novamente.
Ao todo, foram 31 jogos na última temporada, com um tento e uma assistência, e apenas quatro partidas realizadas em 2025. O último jogo dele foi no empate diante do Juventude, ocorrido no final de semana, pelo Brasileirão, quando atuou poucos minutos. Nesta segunda, ele chegou a realizar o treinamento com o grupo, antes de se reunir com a diretoria e acertar saída.
Lesão foi estopim para ausência
Conforme citado por Zinho, os problemas físicos minaram a sequência de Renato Augusto. No início desta temporada, o meia que fora contratado com expectativa para ser substituto à altura de Ganso, lesionou o ombro.
Submetido a um procedimento cirúrgico, Renato perdeu boa parte do início do ano. Sob o comando de Renato Gaúcho, o meia chegou a ser testado na função de centroavante, dada a ausência de German Cano, entregue ao departamento médico.
No final do último ano, Renato Augusto já tinha indicado o desejo de se aposentar ao término deste ano, vestindo as cores do Fluminense, e agora tem destino incerto na carreira.

