Camisa de Vinícius Júnior no vestiário. (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
A estreia de Carlo Ancelotti na Seleção Brasileira deixou claro que Vinicius Júnior será o protagonista dessa nova fase. Já havia uma suspeita de que seria assim, devido à forte ligação entre o italiano e o brasileiro no Real Madrid. Mas o treinador deixou isso claro quando deu a camisa 10 do Brasil para Vini Jr, algo que só aconteceu uma vez. O jogador só jogou com a camisa de Pelé em uma vez em sua carreira, em junho de 2023, em amistoso contra a Guiné.
Na ocasião, Vinicius Júnior era o centro das atenções, já que o amistoso foi preparado como uma forma de protesto contra o racismo. O jogador brasileiro acabava de ser vítima de injúrias coletivas no fatídico jogo contra o Valencia pela La Liga. Então, foi uma situação especial.
Vinicius Júnior não jogava com a camisa 10 da Seleção, pois o número pertencia ao Neymar. No entanto, desde que ele se lesionou após a Copa do Mundo, Rodrygo foi o dono da camisa 10 com os treinadores que passaram. Isso porque o futebol brasileiro tem a cultura de presentear um meia armador com esse número.
Outros camisas 10 da Seleção Brasileira
Enquanto isso, normalmente na Europa, de onde Carlo Ancelotti vem, a camisa 10 é do jogador de maior capacidade técnica no time. O fato do treinador ter dado a camisa para Vinicius Júnior, mostra que ele o enxerga como protagonista nessa equipe. Então, é provável também que ao longo do trabalho Vini Jr seja melhor aproveitado em uma posição que favoreça seu futebol. Antes de vestir a 10, o atacante estava usando a 7 na Seleção.
A camisa 10 da Seleção Brasileira é uma das mais tradicionais do mundo, já que esteve sob controle de muitos craques ao longo do tempo. Pelé é o principal deles, já que conquistou 3 Copas do Mundo com essa numeração com a camisa verde e amarela, além de tudo que representa. Outros jogadores de extrema importância também já tiveram o privilégio como Zico, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Neymar e Rivaldo.
Mudança de camisa pode melhorar futebol de Vinicius Júnior?
Vinicius Júnior já era um jogador protagonista no Real Madrid antes de trocar de camisa por lá. Até junho de 2023, Vini era o camisa 20 do time Merengue e já entregava grandes resultados. No entanto, quando assumiu a camisa 7, a mesma de Cristiano Ronaldo, maior ídolo do clube, se mostrou ainda mais motivado.
Reconhecido por sua capacidade de gestão de elenco, Carlo Ancelotti pode esperar que Vinicius Júnior fique motivado recebendo a camisa 10 do Brasil. Foi o italiano mesmo que trocou a numeração de Vini no Real Madrid. Portanto, é possível que com essa troca o atleta entenda seu papel como protagonista na Seleção Brasileira e melhore seus resultados em campo.

