Merentiel sendo apresentado pelo Palmeiras (Cesar Greco/Palmeiras)
Um dos destaques neste início de Mundial de Clubes é um velho conhecido do torcedor do Palmeiras, mas que não deixou muita saudade, até pelas poucas oportunidades que teve. O atacante uruguaio Miguel Merentiel marcou um belo gol ontem (16), na estreia do Boca Juniors diante do Benfica, sendo eleito o craque da partida.
Muitos podem não lembrar, mas o jogador passou pelo Verdão, em 2022, já sob o comando de Abel Ferreira, que foi quem pediu sua contratação na época. Ele chegou na metade do ano junto com Flaco López, na expectativa de suprir a carência de um camisa 9 fazedor de gols, que era um pedido antigo do palmeirense.
Merentiel no Palmeiras
O atacante chegou ao Verdão em maio de 2022, custando 1,5 milhão de dólares (cerca de R$ 7,4 milhões), vindo do Defensa y Justicia, da Argentina. Porém, só estreou em julho, após a abertura da janela de transferências, quando o clube pôde inscrever novos jogadores. Assim como Flaco, que foi anunciado algumas semanas depois e também esperou até julho para estrear.
Mas, o uruguaio sofreu com a falta de oportunidades e fez apenas 11 partidas pelo Palmeiras, marcando dois gols. Ao todo, somou cerca de 250 minutos pelo clube brasileiro, o que da menos de três jogos completos. No início de 2023, ele acertou com o Boca Juniors inicialmente por empréstimo, mas se destacou por lá e foi comprado em definitivo.
As poucas oportunidades tinham como justificativa o limite de estrangeiros. A CBF permitia apenas cinco por equipe, regra que foi mudada na semana seguinte da sua saída. Na época, o Verdão tinha Gómez, Kuscevic, Piquerez, Atuesta, Merentiel e Flaco López. Mas, a posição de centroavante era a com mais concorrência, tendo nomes como Rony, Endrick e Navarro. Então, Abel optava por cortar um estrangeiro dessa posição, sobrando a maioria das vezes para o uruguaio.
Clube tem boa estreia na Copa do Mundo de Clubes
O Palmeiras estreou no super Mundial de Clubes no último domingo (15), empatando com o Porto em 0 a 0. Mas, deixou uma boa impressão, tendo mais chances de gols e dominando boa parte do jogo, principalmente nos últimos minutos da partida. Faltou de fato ter mais eficácia e converter as chances que criou, mas a atuação consistente animou seus torcedores.
Agora, o Alviverde volta a campo novamente na quinta-feira (19), às 13h (de Brasília), diante do Al Ahly, tradicional clube do Egito. Por fim, encerra a fase de grupos diante do Inter Miami, no próximo dia 23. No momento, o grupo todo está empatado com um ponto cada, já que os duelos da primeira rodada terminaram empatados. Neste cenário, o Verdão avança de fase se vencer o próximo jogo e empatar o último.

