
Igor Jesus e Flaco López durante comemoração de gols no Mundial (Divulgação - Vitor Silva/Botafogo e Cesar Greco/Palmeiras)
O início de terceira rodada do Mundial de Clubes nesta segunda-feira (23), pode contemplar a classificação de mais dois brasileiros ao mata-mata. Depois do Flamengo, Botafogo e Palmeiras encaram Atlético de Madrid e Inter Miami, respectivamente, com amplas chances de carimbar o passaporte na próxima fase do torneio da Fifa, e só dependem de si para terminarem como líderes nos Grupo A e B.
O Botafogo lidera a chave com seis pontos em dois jogos, e precisam apenas de um empate para avançar como primeiro, após ter desbancado o PSG na última semana. Por ter criado “gordura”, o time de Renato Paiva pode até perder por dois gols de diferença para o Atlético de Madrid, que mesmo assim se garante na próxima fase. Se for derrotado por mais de dois tentos, o alvinegro precisa de um tropeço dos europeus diante do Seattle Sounders.
O Palmeiras, por sua vez, lidera o Grupo A, com quatro pontos, e necessita apenas de uma igualdade para se garantir nas oitavas, passando na condição de líder da chave. Um revés contra a equipe de Messi deixa o Verdão na dependência de um triunfo do Al Alhy sobre o Porto ou de um empate neste confronto. Se os portugueses vencerem, o desempate será no saldo. (No momento, 2 a 1 a favor dos brasileiros).
Botafogo e Palmeiras podem se enfrentar
A definição dos grupos de Glorioso e Verdão será de suma importância, uma vez que os brasileiros têm a possibilidade de cruzamento nas oitavas de final. O primeiro colocado do Grupo A encara o segundo do Grupo B, enquanto o líder da chave do Botafogo pega o segundo do grupo do Palmeiras. Para haver um duelo nacional já na primeira etapa do mata-mata, o time paulista precisa vencer ou empatar contra o Inter Miami, o Botafogo ser derrotado pelo Atlético de Madrid e o PSG confirmar o favoritismo vencendo o Seattle.
Há outro cenário de um hipotético confronto com o Palmeiras passando em segundo. Neste sentido, o Botafogo precisa de um triunfo ou empate contra o Atlético de Madrid, ao passo que o Verdão perca o duelo contra o Inter Miami, e consiga avançar mediante à combinação mencionada acima.
Quem já se classificou?
Passadas duas rodadas do Mundial de Clubes, apenas quatro dos 32 times já estão com passaporte carimbado ao mata-mata. A lista é encabeçada pelo Flamengo, primeiro a atingir o feito mediante triunfo sobre o Chelsea e revés do Los Angeles FC. Além do rubro-negro, Bayern de Munique, Manchester City e Juventus também já estão garantidos – os dois últimos estão na mesma chave e se enfrentam na terceira rodada para definição da liderança.
Ao passo que o quarteto segue vivo, a competição já acabou para sete equipes, que apesar de jogarem a rodada final, não possuem nenhuma chance de avanço às oitavas de final. São elas: Auckland (Grupo C), Los Angeles FC (Grupo D), Urawa Reds (Grupo E), Ulsan (Grupo F), Wydad Casablanca (Grupo G)
Al Ain (Grupo G) e Pachuca (Grupo H)