Abel Ferreira durante jogo do Mundial (Divulgação - Cesar Greco - Palmeiras)
Casagrande acredita que, no aspecto tático, o Palmeiras está acima do Flamengo. Levando em conta o padrão estabelecido por Abel Ferreira, o ex-jogador não possui dúvidas sobre o status de clube mais europeu presente no futebol brasileiro. Porém, mesmo com um trabalho consolidado, o time alviverde, entre os representantes do futebol nacional, foi atrelado à pior campanha na fase de grupos do Mundial.
Em campo, o estilo europeu do Palmeiras teve impacto para a superioridade no empate contra o Porto. Agora, para novos embates contra equipes do Velho Continente, os comandados de Abel Ferreira precisam superar o Botafogo, que teve competência para vencer o PSG e ficar à frente do Atlético de Madrid na fase de grupos.
“Eu acho que o Palmeiras é o time mais europeu do futebol brasileiro. O Palmeiras é o time que se baseia em cima das alternativas táticas do Abel Ferreira […] Eu acho que o Palmeiras é um time mais tático. Não estou falando que é melhor (que o Flamengo). Os quatro estão fazendo um ótimo trabalho. Para mim, o Palmeiras é o (clube) com a campanha pior. Mas, desde que o Abel chegou, sempre foi baseado no estilo europeu.”, disse Casão, no UOL News Esporte.
Casagrande projeta Botafogo x Palmeiras
Após embates movimentados em disputas no Brasileirão e Libertadores, Botafogo e Palmeiras medem forças em outro jogo que promete ser histórico. Embora o Glorioso tenha levado a melhor ao longo de 2024, Casagrande não enxerga favoritismo no confronto das oitavas de final do Mundial.
“Não tem favorito nesse jogo, que, na minha opinião, será super pegado, com uma rivalidade enorme que se construiu com os jogos decisivos que vêm acontecendo nos últimos anos […] Sem dúvida alguma, será o jogo de maior rivalidade da próxima fase, o menos previsível, o confronto sem favoritos e talvez o mais esperado desse momento.”, opinou Casão, em coluna no UOL Esporte.
Influência da Europa com Filipe Luís no Flamengo
Além do Palmeiras, Casagrande avalia que Filipe Luís vem aplicando modelos vistos na Europa para elevar o nível do Flamengo. Adquirindo ampla experiência com Diego Simeone, o ex-lateral também possui uma preocupação de valorizar o futebol brasileiro, motivo pelo qual o comentarista apoia o resgate que está sendo feito nos últimos meses.
“O Filipe Luís tem um time na mão que tem uma técnica individual melhor. Ele tem também uma parcela europeia no jeito de jogar porque ele ficou muito tempo na Europa, mas o Filipe Luís dá total liberdade para os jogadores dele fazerem jogadas de intuição. Ele também usa o lado brasileiro, que está escanteado há muitos anos, e ele está resgatando.”, externou.

