Home Futebol Corinthians segue como o último estrangeiro a vencer um europeu em Mundiais e jejum chega aos 33 jogos

Corinthians segue como o último estrangeiro a vencer um europeu em Mundiais e jejum chega aos 33 jogos

Timão desbancou Chelsea na finalíssima de 2012, e desde então equipes do Velho Continente venceram quase 30 duelos, incluindo a atual edição

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Corinthians segue como o último estrangeiro a vencer um europeu em Mundiais e jejum chega aos 33 jogos

Paolo Guerrero disputa bola com David Luiz na final de 2012 (Kaz Photography/Getty Images)

A primeira rodada do Mundial de Clubes 2025 foi encerrada na noite desta quarta-feira (18), e a máxima de supremacia dos europeus contra os estrangeiros segue. Com o triunfo da Juventus sobre o Al Ain pelo placar de 5 a 0, a marca do Corinthians segue ‘intacta’, já perdurando 33 jogos. Campeão em 2012, o alvinegro foi o último time a superar um representante do Velho Continente no torneio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quando fora campeão diante dos Blues há mais de uma década, o Timão venceu pelo placar de 1 a 0, com tento anotado por Paolo Guerrero. Naquela oportunidade, o Mundial ainda era disputado no formato com os sul-americanos e europeus entrando a partir das semis. Após superar o Al Ahly pelo placar de 1 a 0, o alvinegro repetiu a dose contra o Chelsea, e conquistou o mundo, atingindo um feito que nenhum outro time conseguiu repetir nas edições seguintes.

Números de estrangeiros x europeus ‘pós-Corinthians’

Após o título do Corinthians em solo japonês, nenhum outro time sul-americano ou de outra região do mundo conseguiu desbancar adversários da Europa. Ao todo, foram 33 enfrentamentos, com 28 triunfos dos representantes do Velho Continente e cinco empates. O índice paralelo de gols marcados e gols sofridos também chama atenção: 86 a 16.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com um novo formato vigente, o número de duelos vai aumentar consideravelmente, podendo assim a marca do Timão ser desbancada. Nesta primeira rodada do novo Mundial, por exemplo, pouco mais da metade dos europeus venceram seus jogos contra equipes de outros continentes. Foram seis vitórias e cinco empates – Fluminense e Palmeiras seguraram Borussia Dortmund e Porto, respectivamente.

Sul-Americanos invictos na 1ª rodada

Contando com seis representantes, o futebol sul-americano fechou a primeira rodada sem derrotas. Flamengo, River Plate e Botafogo venceram oponentes de fora da Europa, enquanto Palmeiras, Fluminense e Boca Juniors conseguiram ao menos uma igualdade na estreia do torneio. Nesta próxima rodada, Fla e o Glorioso terão enfrentamentos contra equipes do Velho Continente: Chelsea e PSG, respectivamente. O Boca, por sua vez, também vai encarar mais um outro gigante: o Bayern de Munique.

Na primeira fase, os dois times com melhores campanhas cravam classificação para o mata-mata. Competição de tiro curto na fase de grupos, o novo Mundial possibilidade que times com duas vitórias nas duas primeiras rodadas já se classifique de forma antecipada. O avanço às oitavas de final vale mais de R$ 40 milhões em cotas de premiação.

PUBLICIDADE
Better Collective