Home Futebol Flamengo e Botafogo sobem de posição em ranking de clubes brasileiros com mais vitórias em Mundial; Santos lidera

Flamengo e Botafogo sobem de posição em ranking de clubes brasileiros com mais vitórias em Mundial; Santos lidera

Lista contabiliza apenas duelos contra clubes europeus nos diferentes formatos de 1960 a 2025; Palmeiras e Fluminense ainda estão zerados

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.
Flamengo e Botafogo sobem de posição em ranking de clubes brasileiros com mais vitórias em Mundial; Santos lidera

Flamengo e Botafogo brilham no Mundial de Clubes. Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo e Vitor Silva/Botafogo

Flamengo e Botafogo garantiram resultados históricos para o futebol brasileiro e venceram de Chelsea e PSG na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Sendo assim, os dois times cariocas subiram no ranking dos clubes brasileiros com mais vitórias contra europeus em Mundial, isso incluindo também todos os formatos antigos da competição, de 1960 até 2025 (Copa Intercontinental, Mundial de Clubes e Copa do Mundo de Clubes).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Santos lidera a lista, com quatro vitórias. Bicampeão do mundo, o time de Pelé superou o Benfica em 1962 (3 a 2 e 5 a 2) e bateu o Milan em 1963 (4 a 2 e 1 a 0); nesta época, a final era disputada em ida e volta, além de ter acontecido até um terceiro jogo em algumas ocasiões de necessidade de desempate. O Alvinegro Praiano voltou ao Mundial em 2011 com Neymar, mas acabou sendo goleado pelo Barcelona de Pep Guardiola e Lionel Messi.

Em segundo, acima do Flamengo, vem o tricampeão São Paulo, que participou da competição na década de 90 e nos anos 2000, já em outro formato. Em 1992, a vítima foi o Barcelona (2 a 1), em 1993 foi o Milan (3 a 2) e em 2005 o Liverpool (1 a 0); veja a sequência de vitórias contando apenas embates contra times europeus:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • 1) Santos (4 vitórias)
  • 2) São Paulo (3 vitórias)
  • 3) Flamengo (2 vitórias)
  • 4) Grêmio, Vasco da Gama, Internacional, Corinthians e Botafogo (1 vitória)

Palmeiras e Fluminense quase entraram no ranking

Palmeiras duelou com o Porto na primeira rodada do Mundial e teve muitas chances de vencer, porém ficou no zero. Tricampeão da Libertadores, o clube paulista disputou as edições de 1999, 2020 e 2021, mas não conseguiu chegar ao título. Na primeira edição, a derrota aconteceu diante o Manchester United, enquanto nas outras duas foram para Tigres, do México, na semifinal, e Chelsea, da Inglaterra.

Neste ano, a equipe comandada por Abel Ferreira segue com chances de quebrar esse tabu. Líder do grupo A com quatro pontos, o Verdão está perto de garantir vaga para a fase mata-mata e deve ter PSG ou Atlético de Madrid como adversário — pode ser que seja o Botafogo.

Já o Fluminense também teve uma atuação dominante na primeira rodada e ficou perto de derrotar o Borussia Dortmund, da Alemanha. O time de Renato Gaúcho perdeu muitas oportunidades e deixou ótima impressão para a sequência do torneio.

PUBLICIDADE

O Tricolor Carioca disputou o Mundial de Clubes em 2023, quando foi campeão da Copa Libertadores da América no comando de Fernando Diniz. No entanto, o clube das Laranjeiras perdeu por 4 a 0 para o Manchester City de Pep Guardiola.

PUBLICIDADE
Better Collective