
Elenco do Flamengo com a taça de campeão da Copa do Brasil (X oficial Copa do Brasil)
Com uma das maiores torcidas do Brasil, o Flamengo também se destaca no mundo digital, sendo um dos times com mais seguidores em suas redes sociais. Conforme publicado pelo Observatório do Futebol (CIES) a equipe carioca é a 15ª mais popular em ranking mundial.
Inclusive o Mengão é o primeiro time fora da Europa no Top-100, superando o Al-Nassr de Cristiano Ronaldo, 16º e o Inter Miami de Lionel Messi, 23º colocado.
O Flamengo tem o Instagram como sua plataforma de mais destaque, com 22 milhões de seguidores, seguido do X (antigo Twitter), com 14,2 milhões.

Alcance rubro-negro nas redes sociais
Ao considerar cada plataforma de forma individual, o Flamengo aparece nas seguintes posições do ranking:
- Instagram (22 milhões de seguidores) – 12º colocado;
- X (14,2 milhões) – 15º colocado;
- Facebook (13,5 milhões) – 17º colocado;
- TikTok (9,4 milhões) – 25º colocado;
- YouTube (7,4 milhões) – 8º colocado
Possibilidade de aumento das receitas do Flamengo
Apesar de um número alto de seguidores nas redes sociais, o Mengão, como diversos clubes brasileiros, pouco explora o engajamento dos torcedores nas internet.
Um exemplo está no YouTube, onde a equipe não oferece um serviço de conteúdo exclusivo pago, como o Corinthians por exemplo.
Iniciativas no mundo digital poderiam inclusive fazer o Mengão engajar ainda mais seus torcedores de fora do Rio de Janeiro, principalmente no Nordeste, Norte e Centro-oeste, onde a equipe carioca conta com as maiores torcidas.
Um exemplo está na conquista da Copa do Brasil na última temporada. Duas postagens em referência ao título no Instagram renderam mais de R$ 3 milhões de interações, muito acima da média do Flamengo nessa rede social, que é de 153 mil, como mostram dados do estudo da Sports Value sobre receitas e finanças dos clubes em 2024.

