Fortaleza toma decisão e define permanência de Vojvoda em meio ao cenário de pressão no Brasileirão
Leão do Pici vai utilizar período de intertemporada para buscar ajustes e se recolocar nos trilhos em termos de desempenho
Vojvoda durante jogo do Brasileirão (Divulgação - Matheus Amorim - Fortaleza)
Segundo técnico mais longevo do futebol nacional, ficando atrás somente de Abel Ferreira, Juan Pablo Vojvoda vai continuar no comando do Fortaleza. Em comunicado emitido nesta segunda-feira (16), a diretoria, por meio do CEO da SAF, Marcelo Paz, decidiu pela continuidade do argentino, que não ostenta um bom retrospecto neste ano, sendo alvo de pressão.
No recado dado, o Tricolor garantiu que o comandante ‘segue firme’ no cargo, e irá cumprir o contrato com o clube, vigente até o término da temporada. O posicionamento ainda detalha que Paz, acompanhado do diretor Sérgio Papellin irão se movimentar para fortaleza o elenco visando a sequência da temporada, onde o clube disputa três competições simultâneas: Série A, Copa do Nordeste e Libertadores.
“O Fortaleza Esporte Clube informa que o treinador Juan Pablo Vojvoda permanece firme no comando da equipe e cumprirá seu contrato, válido até o final de 2025. O treinador segue com total confiança da Diretoria Tricolor e, neste intervalo do Brasileirão, vem mantendo conversas diárias com o CEO Marcelo Paz e com o Diretor de Futebol Sérgio Papellin, em busca da melhoria contínua da equipe e da retomada das vitórias”, disse o Leão do Pici em nota.
Fortaleza com alerta ligado
Depois de um cenário de protagonismo na última temporada, o Fortaleza não iniciou bem 2025. Depois de sucumbir para o arquirrival Ceará pela segunda vez consecutiva na finalíssima do estadual, o time de Vojvoda está longe empolgar no Brasileirão, onde amarga a 18ª posição, com apenas 10 pontos conquistados em 36 disputados, estando a uma distância de 14 tentos do líder Flamengo.
Até mesmo o Castelão, palco onde o Tricolor se mostrou ‘imbatível’ na edição 2024 do certame nacional, ostentando invencibilidade em 19 jogos, tem sido sinônimo de boas atuações da equipe. São seis jogos realizados como mandante, com duas vitórias, um empate e três derrotas, a mais recente delas diante do Santos, por 3 a 2, que deixou Vojvoda na ‘gangorra’
Volta com clássico
Por conta da disputa do Mundial de Clubes, o Fortaleza só irá retornar aos gramados no próximo mês, com uma sequência árdua, entre jogos da Copa do Nordeste e do Brasileirão. No dia 9 de julho, o Leão do Pici encara o Bahia, pelas quartas de final do torneio regional. Na mesma semana, ainda com data a ser confirmada, a equipe encara o arquirrival Ceará, pela 13ª rodada do certame nacional.
Os resultados nestes dois jogos, embora exista o respaldo da diretoria, pode representar um aspecto de ‘divisor de águas’ para a permanência de Vojvoda no cargo. Em 2025, ele acumula 12 vitórias, 10 empates e 14 derrotas, em 36 jogos realizados. Neste período, o time cearense marcou 48 gols e foi vazado em 37 oportunidades.

