Zagueiro ficará de fora de duelo contra o Chelsea (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
O Palmeiras terá uma série de desfalques na sexta-feira (4) diante do Chelsea, nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Dentre eles o capitão alviverde, Gustavo Gómez, expulso durante o duelo contra o Botafogo, pelas oitavas de final, no sábado.
Aliás, o próprio jogador já estaria fora da partida contra os ingleses por ter recebido o segundo cartão amarelo durante o duelo diante dos cariocas. E se criou uma dúvida: será que o zagueiro também não poderia defender o Verdão se este conseguir passar pelos Blues e avançar para uma eventual semifinal do torneio?
O que a regra diz
Segundo a ESPN, o regulamento do Mundial de Clubes não menciona a possiblidade de ‘suspensão dupla’ (ou seja, suspenso tanto pelo terceiro amarelo quanto pelo vermelho), que se acumularia e faria com que Gómez ficasse fora não apenas contra o Chelsea, mas também das semifinais, caso os palmeirenses passem pelos londrinos.
O que consta no parágrafo 5 do artigo 9 do regulamento do certame é o seguinte texto: “Se um jogador ou membro de uma equipe for expulso com um cartão vermelho direto ou indireto, ele estará automaticamente suspenso do jogo seguinte de sua equipe’. A regra também menciona outras possíveis punições como suspensões adicionais ou multas, mas estas são mais questões a serem tomadas pelos órgãos disciplinares da Fifa.
O texto não coloca uma suspensão adicional a ser cumprida pelo segundo amarelo, o que indicaria que a regra ‘anularia’ tal suspensão inicial. Como os cartões serão ‘zerados’ depois das quartas, haveria a expectativa de que o cartão do paraguaio possa também o ser, mas o canal indica que este poderá ser carregado para a semifinal e este o deixaria ‘pendurado’ se levar mais um amarelo e o Palmeiras ir à decisão.
Píquerez também fora
O Palmeiras tem dois atletas que ficarão fora por suspensão, o outro sendo Píquerez, que também voltará a ficar à disposição de Abel Ferreira para uma possível vaga nas semifinais. No caso do lateral-esquerdo, a substituição seria mais ‘fácil’, com Vanderlan sendo o candidato natural a assumir a vaga diante do Chelsea.
Já pela zaga, o técnico do Verdão tem alguma dúvida. Como já perdeu Murilo lesionado, Bruno Fuchs assumiu o lugar deste e, para substituir Gustavo Gómez, Micael poderá ser o favorito. Mas Naves e Benedetti também são considerados nomes que podem ganhar chances.

