Neymar com a camisa do Santos (Raul Baretta)
A volta de Neymar ao Santos trouxe um alto impacto ao clube alvinegro fora de campo. Postagens envolvendo o camisa 10 santista, mesmo antes de confirmar seu retorno, serviram para aumentar o alcance alvinegro nas mídias sociais.
Esse fato foi confirmado no estudo publicado pelo Observatório do Futebol (CIES) na última quarta-feira (11), com os 100 times do mundo com maior número de seguidores.
O Peixe apareceu na 31ª posição global, sendo o terceiro brasileiro na lista, atrás somente de Flamengo e Corinthians.
A rede social onde o time da Vila Belmiro tem maior alcance é YouTube, com 7,5 milhões de seguidores, seguido do TikTok, com 6,7 milhões.


Impacto da presença de Neymar
O Santos foi o clube que registrou o maior crescimento no número de seguidores em suas redes sociais dentro do Top-100 do ranking do CIES, com um percentual de 81,7%, quase o dobro do Real Valladolid, segundo colocado, com 45,1%.
O desempenho teve grande influência do vínculo com Neymar, que ajudou a impulsionar os números do Peixe no mundo digital.
Inclusive duas postagens envolvendo o camisa 10 renderam juntas 6,5 milhões de interações no Instagram santista.

Expectativa do Peixe para o futuro
Além do retorno nas mídias sociais, a presença de Neymar foi importante para o Santos fechar com novos patrocinadores. Porém dentro de campo o camisa 10 ainda não conseguiu fazer a diferença.
O time praiano chegou até as semifinais do Paulistão, sendo eliminado pelo Corinthians. Já na Copa do Brasil, o jogador não conseguiu evitar a eliminação na 3ª rodada do torneio enquanto no Brasileirão o clube começa a 12ª rodada na zona de rebaixamento.
Além disso, o futuro do atleta segue em aberto. Isso porque seu contrato termina no fim de junho. Existe a expectativa de que ele renove seu vínculo, mas até o momento o acerto não aconteceu.

