Renato Gaúcho projeta duelo do Fluminense contra a Internazionale no Mundial: “Muitas vezes tem que dar o chutão”
Tricolor das Laranjeiras fará a decisão contra a Inter de Milão nesta segunda-feira (30), buscando a vaga para as quartas de final
Renato Gaúcho, técnico do Fluminense (LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
O Fluminense entrará em campo hoje (30) contra a Internazionale no Bank of America Stadium, em Charlotte, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. A bola vai rolar a partir das 16h (horários de Brasília). Caso o Tricolor das Laranjeiras vença os italianos, enfrentará o classificado entre Manchester City e Al Ain que decidirão também nesta segunda (30) às 22h.
Renato Gaúcho trouxe as suas expectativas para a decisão. O técnico do Fluminense admite uma mudança de seu estilo característico de manutenção da posse de bola para um esquema mais cauteloso diante dos europeus, ao priorizar o sistema defensivo.
“Sou aquele treinador que gosta da posse de bola, que gosta que o jogador saia jogando”, introduziu Renato Gaúcho na entrevista coletiva, que pode fazer mudanças na equipe. “Agora, sou aquele treinador que deixa bem claro para eles: se apertou, não tem que arriscar, tem que quebrar, tem que botar lá na frente. Não adianta você querer sair jogando bonito, muitas vezes você tem que dar o chutão, porque se você perder a bola aí pode ser letal”.
“Fluminense não vai mudar sua maneira de jogar no Mundial de Clubes”
Mesmo assim, ao repercutir as opiniões de que a Internazionale tem um favoritismo no confronto, Renato Gaúcho reforçou suas convicções ao seu estilo predileto de jogo. Deste modo, procurou ressaltar a confiança no Fluminense ao planejar um duelo de igual para igual com os europeus.
“Todo mundo fala que a Inter é a favorita. Mas dentro do campo a história é diferente. Eu falo sempre para os meus jogadores, para respeitarem os adversários, e nós respeitamos sempre nossos adversários. Mas a gente vai jogar também. A gente sabe da força do adversário. Mas pode ter certeza que o Fluminense não vai mudar sua maneira de jogar”, declarou.
Renato Gaúcho confessou desavença familiar
O técnico do Fluminense se divertiu ao ter relatado a recusado um convite de sua filha Carolina Portaluppi para se dedicar ao estudo da forma de jogar da Inter de Milão. “Até fui xingado pela minha filha. Ela foi lá no hotel me pegar para a gente sair para jantar, eu falei que não. Falei que ia assistir o jogo do nosso próximo adversário”, declarou, sorridente.
Por fim, o treinador tricolor contou ter passado para seus jogadores todas as impressões que teve da tradicional equipe da Itália comandada pelo romeno Cristian Chivu, sua oponente na final da Copa do Mundo de Clubes. “O time sabe exatamente como eles jogam. Nós estamos preparados”, complementou Renato Gaúcho.
Provável escalação
Diante da Internazionale, Renato Gaúcho pode optar por uma formação com três zagueiros. A possível formação do Fluminense: Fábio; Ignácio, Thiago Silva e Freytes; Samuel Xavier, Bernal, Martinelli, Nonato e Renê; Jhon Arias e Germán Cano.

