Ribeiro Neto responde se Braithwaite é imprescindível ao Grêmio hoje: “Joga mais do que vem jogando”
O experiente comentarista gaúcho deu a sua opinião sobre o centroavante dinamarquês
Martin Braithwaite, atacante do Grêmio (ANGELO PIERETTI/GRÊMIO FBPA)
Desde quando chegou ao Grêmio no ano passado, Martin Braithwaite se tornou titular indiscutível no ataque gremista. Na atual temporada, são 12 gols em 25 jogos, além de três assistências do centroavante dinamarquês. Entretanto, uma parcela dos torcedores gremistas e também da mídia esportiva gaúcha acreditam que o camisa 22 pode render ainda mais.
No programa “Os Donos da Bola RS” de ontem (5) na afiliada gaúcha da Band, Ribeiro Neto foi questionado pelo apresentador Filipe Gamba se Braithwaite é um jogador imprescindível para a equipe comandada por Mano Menezes. Porém, o veterano jornalista gaúcho considerou o adjetivo forte para definir a importância do atacante europeu no Grêmio.
Para Ribeiro Neto, Braithwaite não é abastecido pelos companheiros
Ao admitir as limitações do time tricolor, Ribeiro Neto opinou que Braithwaite seria ainda mais útil numa equipe com mais recursos do que o Grêmio atual. “Ele é importante dentro da régua do Grêmio. Agora eu até posso te dizer que o Braithwaite, num time melhor treinado, melhor organizado, com um pouco mais de qualidade, ele vai render mais. Eu acho que ele joga mais do que ele vem jogando”, analisou o comentarista.
Na visão de Ribeiro Neto, Braithwaite fica isolado no ataque em muitas ocasiões. “Ele não é um centroavante daqueles de ficar na área. Ele é um cara de muita movimentação e ele precisa de uma boa companhia”, alertou o jornalista, questionando a qualidade do elenco do Imortal e ressaltando que o objetivo da equipe gaúcha é escapar do rebaixamento no Brasileirão Série A.
Braithwaite pela primeira vez exerce papel de protagonista
Outros comentaristas da atração questionaram o protagonismo de Braithwaite no Grêmio. O comentarista colorado Alexandre Ernst aproveitou para criticar o nível do futebol praticado no país. “Sem corneta nenhuma, o Braithwaite na verdade é um dos tantos medianos da Europa que vêm pra cá e sobra porque o futebol brasileiro é paupérrimo”, disparou.
Na mesma linha, Carlos Guimarães ressaltou que o atacante sempre foi um coadjuvante na seleção da Dinamarca. “Nos clubes em que o Braithwaite foi jogador, ele nunca foi protagonista. No Grêmio ele precisa ser protagonista. E esta é uma experiência nova para ele”, frisou o jornalista.
Próximo compromisso do Grêmio será contra o Corinthians
Durante a vitória sobre o Juventude no último domingo (1) pelo Campeonato Brasileiro, Braithwaite deixou o campo no segundo tempo com uma entorse no tornozelo direito. Contudo, o problema não deverá tirar o dinamarquês do confronto com o Corinthians na Arena do Grêmio, no próximo dia 12 de junho. Será a última partida gremista antes da parada para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
Ontem (5), desembarcou em Porto Alegre o primeiro reforço do Grêmio: o volante Alex Santana, emprestado pelo Corinthians. Além do meio-campista, o Tricolor Gaúcho tem interesse no zagueiro Adryelson, ex-Botafogo, que pertence ao Lyon (França) e estava cedido ao Anderlecht (Bélgica).

