Neymar durante jogo da seleção brasileira (Divulgação - Lucas Figueiredo - CBF)
Um dos principais nomes da seleção brasileira nos últimos anos, Neymar ficou fora da estreia de Carlo Ancelotti pelo Brasil, no empate em 0 a 0 diante do Equador. Com isso, sua participação na próxima Copa do Mundo ainda é incerta, já que o atacante não consegue ter sequência de jogos. Pela seleção, ele não joga desde outubro de 2023, quando sofreu uma grave lesão. Desde então, tem atuado pouco até nos clubes que passou, como Al-Hilal e Santos.
E os números mostram a importância que o craque santista tem para a seleção. Mesmo sem atuar há cerca de dois anos, ele é o terceiro principal artilheiro do Brasil na atual edição das Eliminatórias, atrás apenas de Raphinha e Rodrygo. Ele tem mais gols, por exemplo, que Vinícius Júnior, Matheus Cunha, João Pedro, Savinho e outros atacantes que vinham sendo convocados.
Neymar nas eliminatórias
A seleção brasileira disputou 15 jogos na edição atual das Eliminatórias para a Copa do Mundo, com Neymar participando de apenas quatro, sendo ausência em 11 partidas. Nesses jogos que esteve em campo, marcou dois gols. Desde então, praticamente nenhum jogador brasileiro conseguiu balanças as redes mais que ele.
Vinícius Júnior, por exemplo, atual vencedor do “The Best” da Fifa, fez 10 partidas na competição, marcando apenas um gol. Raphinha é o artilheiro do time com cinco tentos, enquanto Rodrygo balançou as redes três vezes. Fora isso, dos atacantes, apenas Luiz Henrique (dois gols), Martinelli, Igor Jesus e Matheus Cunha marcaram pelas Eliminatórias.
Os gols do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026:
- Raphinha – 5 gols
- Rodrygo – 3 gols
- Neymar e Luiz Henrique – 2 gols
- Igor Jesus, Vinícius Júnior, Andreas Pereira, Martinelli, Matheus Cunha, Gerson, Gabriel Magalhães e Marquinhos – 1 gol
Ancelotti falou sobre setor ofensivo
Em entrevista coletiva após estrear pela seleção brasileira, o técnico Carlo Ancelotti comentou o fraco desempenho ofensivo do time. O italiano destacou a dificuldade que os atacantes tiveram na partida porque a bola não chegou, acendendo um alerta sobre a criação. Neste jogo, o Brasil teve apenas três finalizações.
Em sua primeira convocação, Ancelotti chamou Antony, Estêvão, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha, Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior para o ataque. Neymar até estava na pré-lista, mas acabou ficando de fora. Desde que retornou ao Santos, em fevereiro, o atacante fez apenas 12 jogos, acumulando cerca de 700 minutos em campo.

