Torcida do Palmeiras, em jogo do Mundial de Clubes (Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Fábio Sormani repercutiu uma das polêmicas extracampo da atual Copa do Mundo de Clubes. Recentemente, o título do Palmeiras, em 1951, voltou a ganhar repercussão após relatório da Fifa sobre torneios de diferentes confederações. De acordo com o documento publicado, a Copa Rio foi colocada no patamar da Copa Intercontinental e do Mundial.
Totalmente convicto, Sormani descartou que o Palmeiras, ao vencer a Copa Rio, tenha sido campeão mundial. Isso porque o modelo do torneio não teve uma grande sequência nos anos seguintes, algo que se iniciou apenas em 1960. Neste cenário, o jornalista considera que os torcedores, ao cobrar o reconhecimento do título, estão se humilhando de maneira desnecessária.
“O campeonato tem que ter sequência. Requisitar títulos aqui e ali, não tem nada a ver. O campeonato começou com o campeão da América do Sul contra o campeão da Europa. Um jogo na Europa e outro na América do Sul. Se tivesse igualdade, teria um jogo extra. Isso passou a ser jogado desde 1960 e não parou mais. Os campeonatos do Palmeiras e do Fluminense foram efêmeros. Não dá para reconhecer.”, disse Sormani, no “Opinião Placar”.
Oportunidades desperdiçadas do Palmeiras
Na sequência, Sormani lembrou que o Palmeiras acumulou três oportunidades valiosas de conquistar, de fato, o Mundial. Além das edições recentes sob o comando de Abel Ferreira, o comunicador não tem dúvidas da interferência da arbitragem, em 1999, que culminou na derrota em duelo contra o Manchester United.
“Para de se humilhar, palmeirense, querendo reconhecer um torneio que ninguém reconhece. É muita humilhação, gente. Só para dizer que tem um título mundial. Não tem! Ponto. Entra no campo e tenta ganhar. Poderia ter vencido contra o Manchester United se não fosse a arbitragem. Se ganha os outros dois que jogou (2020 e 2021), era título mundial. Ficar se humilhando pelo título de 1951, o Palmeiras é muito maior que isso. Precisa respeitar sua camisa e sua tradição.”, prosseguiu.
Sormani não descarta título do Palmeiras
Por fim, Sormani incentivou que o Palmeiras busque, ferrenhamente, o título considerado como inédito. Segundo o GE, a Fifa mantém a decisão tomada em 2017, motivo pelo qual os clubes campeões da Copa Intercontinental (1960-2004) e dos Mundiais organizados pela entidade são os verdadeiros campeões mundiais, mas a Copa Rio não faz parte do grupo.
“O campeonato de 51 é da Copa Rio. Não é Mundial. Entra nesse campeonato e tenta ganhar agora. O Real Madrid não está grande coisa. O PSG está legal. Mas joga para ganhar esse Mundial e encerra essa conversa. Ninguém vai entender esse campeonato do palmeira e do Fluminense como Mundial, só os torcedores.”, concluiu.

