Borussia Dortmund no Mundial de Clubes (Divulgação/X @BVB)
Fluminense e Borussia Dortmund se enfrentam no Mundial de Clubes da Fifa nesta terça-feira (17), com a bola rolando desde às 13h (horário de Brasília) na MetLife Stadium, em Nova Jersey. Os torcedores do tradicional time da Alemanha foram consultados pelo repórter Rodrigo Fragoso, da TNT, sobre o que sabem do Tricolor das Laranjeiras.
Mesmo não mostrando tantos conhecimentos, a torcida da equipe europeia demonstrou respeito pela equipe carioca. Ainda assim, os simpatizantes notaram o Fluminense contando com muitos atletas experientes. “Muitos jogadores bons, mas alguns mais velhos também. É tudo que eu sei”, respondeu um torcedor.
Outro foi na mesma linha. “Eu sei que é um bom time, é o melhor do Brasil”, opinou, aos risos, antes de complementar: “Eles têm alguns jogadores mais velhos que jogam muito bem”. Já um entrevistado mencionou que o Fluminense tem quatro títulos brasileiros, enquanto outro se limitou a responder que o time treinado por Renato Gaúcho é da América do Sul.
As diferenças do Fluminense para os times europeus
Ao serem perguntados sobre as diferenças entre o futebol europeu e sul-americano, os torcedores do Borussia Dortmund reconheceram uma superioridade dos clubes do Velho Continente. “Tem uma grande diferença por conta do dinheiro, mas o Brasil sempre tem bons jogadores”, analisou um alemão.
Um simpatizante considerou os atletas da América do Sul mais técnicos, destacando uma força física maior dos jogadores da Europa. Outro entrevistado apontou o futebol sul-americano como mais vistoso através dos dribles. “Eles tentam de maneira atrativa e na Europa, na maioria, é um jogo tático”, avaliou.
Para os torcedores do Borussia Dortmund, Mundial de Clubes só vale pelo dinheiro
Além disso, uma dupla de torcedores do Borussia Dortmund se mostrou surpresa ao descobrir que o Fluminense tem o zagueiro Thiago Silva, consagrado em clubes como o Milan e o Chelsea e também na seleção brasileira. “Tinha esquecido que esse jogador é brasileiro”, reconheceu um alemão.
Por fim, um simpatizante europeu enxergou uma importância na Copa do Mundo de Clubes apenas no âmbito financeiro. “No ponto de vista esportivo, não é tão interessante, pois há vários times que não são tão importantes no mundo, não são tão bem-sucedidos”, declarou um alemão. “É só pra ganhar dinheiro”, resumiu outro.

