Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, em jogo contra a Inter de Milão (LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Renato Gaúcho mostrou que não pode ser atrelado ao rótulo de ultrapassado. Apesar do grande desafio de encarar a Inter de Milão, vice-campeã da Champions League, o Fluminense fez um jogo consistente ao longo dos 90 minutos. Sem sofrer gols e aproveitando as oportunidades criadas no ataque, a equipe carioca carimbou vaga nas quartas de final do Mundial com autoridade e total justiça.
Neste cenário, o trabalho de Renato Gaúcho foi alvo de elogios nas redes sociais. Levando em conta o revés do Flamengo contra o Bayern de Munique, o gancho ligado à classificação do Fluminense diante de outro gigante europeu serviu para uma sinalização de “aula” aplicada ao rival pelo Tricolor das Laranjeiras.
O Fluminense deu um AULA para o Flamengo. Assim se joga um mata-mata.
— Pedro D. Paulo (@pedrop_cec) June 30, 2025
Renato Gaúcho: boleiro que mostrou o seu valor
Além das menções associadas ao Flamengo, o estilo de Renato Gaúcho motivou uma cobrança de respeito. Demonstrando capacidade de anular o ataque da Inter de Milão e explorar os erros de uma defesa bastante consistente, o técnico foi exaltado por aplicar um “nó tático” completo no Mundial.
A VERDADE É O SEGUINTE.
— Ryan (@ryanspfc7) June 30, 2025
VCS TEM QUE RESPEITAR O RENATO GAÚCHO.
NO TÁTICO NA INTER DE MILÃO, FEZ UMA TÁTICA PERFEITA PRA INTER.
PRA MUITOS BOLEIRO, SEM TÁTICA, SEM COMPROMISSO COM OS TIMES E TUDO MAIS.
RESPEITEM O FLUMINENSE DE RENATO PORTALUPPI.
SOU FÃ. pic.twitter.com/ipPrBKtuBc
Bastante experiente, Renato Gaúcho mostrou que entrar na mente dos adversários é importante. Aplicando um chute para o lado para impedir que Mkhitaryan recuperasse a bola de forma rápida, o treinador acabou criando um princípio de confusão. Mesmo sendo punido com cartão amarelo, a situação serviu para aliviar a tensão quando o Fluminense estava à frente do placar.
🚨 CONFUSÃO!
— Gols do Brasileirão ⚽️🇧🇷 (@golsdobrasil1) June 30, 2025
Renato Gaúcho dá um chute para o lado para impedir que Mkhitaryan encoste na bola e gera princípio de bate-boca.
🎥 [@geglobo]
pic.twitter.com/Pk5bor3EWh
Esquema que garantiu equilíbrio
Assim como os tricolores, torcedores rivais exaltaram o modo que Renato Gaúcho decidiu escalar o Fluminense contra a Inter de Milão. Em transmissão da Globo o treinador foi exaltado por Paulo Nunes, já que o esquema com três zagueiros, capaz de fornecer liberdade para Arias, funcionou de forma magistral.
“Como é que chama? É time de guerreiros? Tá aí o time de guerreiros! Que jogo é esse? Time ajustado, correto… o Renato mudou a maneira do Fluminense jogar. Foi premiado o trabalho do treinador e dos jogadores. 2 a 0 para o Fluminense… o que é isso? É emoção demais.”, externou Paulo Nunes.
Renato Portaluppi, gênio. RESPEITA.
— Léo Meurer 🇪🇪 (@leozitoFBPA) June 30, 2025
Mudou a formação, botou três zagueiros, três volantes e elimina a vice campeã da Europa.
Thiago Silva e Árias = ABSURDOS.
Fluminense merece demais essa classificação. Chegou como menos o favorito dos brasileiros, e tá nas quartas.

