Jogadores do Brasil na Liga das Nações (Mauricio Val/CBV)
A Federação Internacional de Voleibol (FIBV) divulgou uma atualização do ranking mundial após o fim da segunda semana da Liga das Nações Masculina de Vôlei. E nessa etapa da competição, o Brasil foi o grande destaque, tendo 100% de aproveitamento e assumindo a liderança da competição. Além disso, venceu fortes adversários, como os poloneses e italianos, que estão nas três primeiras posições.
E esse bom retrospecto refletiu também no ranking mundial. A seleção masculina de vôlei subiu três posições e agora aparece em quarto. Na última atualização, o Brasil estava em sétimo lugar. Nestes últimos quatro jogos, conseguiu somar quase 28 pontos, com destaque para os 11,54 pontos diante da Polônia e os 7,13 após vencer o Canadá. Para essa pontuação, é levado em consideração a dificuldade do adversário, placar final, retrospecto recente entre as equipes, local da partida, entre outros fatores.
Outra seleção que se destacou foi a Itália, que subiu duas posições e aparece em terceiro. Cuba também subiu e agora aparece no top-10, deixando o Canadá de fora. Por outro lado, o destaque negativo acabou sendo a Eslovênia, que estava em terceiro e agora aparece em sétimo. Os eslovenos perderam três dos quatro jogos desta etapa.
Top-10 do ranking mundial de vôlei masculino
- Polônia – 496,13 pontos
- França – 365,40 pontos
- Itália – 357,46 pontos
- Brasil – 343,27 pontos
- Japão – 333,17 pontos
- Estados Unidos – 332,20 pontos
- Eslovênia – 317,04 pontos
- Alemanha – 274,74 pontos
- Argentina – 269,71 pontos
- Cuba– 259,11 pontos
Brasil na VNL 2025
O time comandado por Bernardinho busca o bicampeoanto da Liga das Nações Masculina de vôlei, após ter vencido a competição em 2021. E este ano, vem muito bem, somando sete vitórias em oito jogos. Com isso, está muito próximo de avançar às quartas de final e manter uma escrita de sempre disputar a fase final.
Agora, o Brasil volta a quadra apenas no dia 16 de julho, já que a competição fará uma pausa, tanto na categoria masculina, quanto na feminina. Nestes últimos jogos, a seleção brasileira encara Argentina, Japão, Turquia e Alemanha. Todos as partidas vão acontecer em Chiba, no Japão. Veja abaixo a agenda de jogos:
- 16 de julho (quarta-feira) – Argentina x Brasil às 00h
- 18 de julho (sexta-feira) – Brasil x Japão às 7h20
- 19 de julho (sábado) – Turquia x Brasil às 3h30
- 20 de julho (domingo) – Alemanha x Brasil às 2h30

