Ana Cristina em ação pelo Brasil (Divulgação/FIVB)
Na madrugada desta quinta-feira, a seleção brasileira feminina de vôlei derrotou a França por 3 a 2 e confirmou a sexta vitória seguida na Liga das Nações. Já classificado para as quartas de final, o Brasil agora aparece em segundo lugar, atrás apenas da Itália. Porém, a notícia ruim da partida foi a lesão de Ana Cristina.
A ponteira se machucou logo no início do segundo set, na tentativa de um bloqueio. Ela sentiu um desconforto no joelho esquerdo e deixou a quadra. Agora, realizou exames de ressonância magnética, que detectou uma lesão no menisco medial. “A jogadora já iniciou o tratamento fisioterápico e não vai mais participar da etapa do Japão da competição”, divulgou a Confederação Brasileira de Voleibol em comunicado.
O prazo de recuperação não foi divulgado, apenas que ela não joga mais nessa primeira fase. As quartas de final acontecem entre os dias 23 e 24 de julho, mas sua participação ainda é incerta. Em 2023, Ana Cristina teve uma lesão igual, mas no joelho direito, durante um treinamento e não jogou mais na VNL. Na ocasião, a lesão era mais grave, precisando de cirurgia e tirando ela de combate por alguns meses.
Ana Cristina é uma das destaques
O desfalque de Ana Cristina é bastante sentida pelo técnico José Roberto Guimarães, que tinha ela como uma titular absoluta e peça importante na montagem do time. Dona de duas medalhas olímpicas, a ponteira marcou 167 pontos, aparecendo entre as cinco maiores pontuadoras da Liga das Nações de Vôlei.
Por se tratar de uma atleta importante e pelo fato do Brasil já estar classificado, alguns torcedores reagiram de forma negativa na rede social, entendendo que deveria ter sido poupada pelo treinador. “Contra a grandiosa seleção francesa, gestão maravilhosa do nosso técnico”, escreveu um torcedor ao comentar sobre a notícia da lesão.
Próximos jogos do Brasil na VNL
O Brasil volta a quadra nesta sexta-feira (11), às 7h20, diante da Polônia, na cidade de Chiba, no Japão. Essa é a penúltima partida da seleção feminina de vôlei nesta primeira fase da VNL, aguardando a definição da sua adversária das quartas de final. Depois, no domingo (13), termina a fase classificatória diante das japonesas.

