Brasil x Alemanha em edições anteriores da VNL (Divulgação/FIVB)
A fase classificatória da Liga das Nações Feminina de Vôlei chegou ao fim, com o Brasil avançando em segundo lugar, com 11 vitórias em 12 jogos, atrás apenas da Itália, que teve 100% de aproveitamento. Com isso, a seleção brasileira irá enfrentar a sétima colocada nas quartas de final, que foi a Alemanha, com sete vitórias até aqui.
Embora o Brasil tenha sido bastante superior nesta primeira fase e a Alemanha não esteja entre as candidatas ao título, se engana quem pensa que será jogo fácil para o time comandado por José Roberto Guimarães. Se pegarmos o histórico recente entre as duas seleções, este é um confronto com bastante equilíbrio.
Retrospecto das equipes
Brasil x Alemanha vem proporcionando grande jogos no vôlei feminino. Nos últimos 10 anos, as equipes se enfrentaram 13 vezes, com a seleção brasileira vencendo oito jogos, enquanto as alemãs levaram a melhor em cinco oportunidades. Mas, houve um equilíbrio grande nos últimos nove confrontos, com os dois times vencendo pelo menos um set.
Pela Liga das Nações Feminina, são cinco vitórias do Brasil contra duas da Alemanha. Na fase classificatória da atual edição, a seleção brasileira venceu por 3 a 2, mas foi um jogo duro, com a equipe europeia abrindo 2 a 1. As alemãs fizeram jogo duro também contra a líder Itália, abrindo a mesma vantagem, mas perdendo no tie-break.
A seleção feminina de vôlei ainda busca o seu título inédito da VNL, tendo terminado em segundo lugar em 2019, 2021 e 2022. Na última edição, foi quarto lugar, perdendo a disputa de terceiro para a Polônia. Já a Alemanha, não tem um grande retrospecto, avançando ao mata-mata apenas em 2023, mas caiu nas quartas para a Polônia.
Brasil x Alemanha nas quartas de final da VNL
Brasil x Alemanha acontece no dia 24 de julho (quinta-feira), às 15h (de Brasília), em Lodz, na Polônia. Em jogo único, quem vencer avança à semifinal da Liga das Nações Feminina de Vôlei. Quem passar, enfrenta na próxima fase o ganhador de Japão x Turquia, que jogam no mesmo dia. Os outros jogos das quartas de final serão entre Itália x Estados Unidos e Polônia x China.
Para esse jogo, o técnico José Roberto Guimarães terá o desfalque da ponteira Ana Cristina, que vinha sendo uma das destaques do time, mas lesionou o joelho esquerdo contra a França e retorna hoje ao Brasil para uma nova avaliação médica. A nossa seleção terá que se preocupar com a ponteira Lina Alsmeier e as centrais Camilla Weitzel e Anastasia Cekulaev, que são as principais destaques da Alemanha.

