Brasil em ação pela VNL 2025 (Divulgação/CBV)
O vôlei feminino do Brasil venceu o sétimo jogo seguido pela VNL, dessa vez, contra a forte seleção da Polônia, que tinha apenas uma derrota na competição. A nossa seleção mostrou sua força e ganhou por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 25/21, 21/25 e 25/22. Gabi Guimarães e Julia Bergmann foram as principais pontuadoras do jogo, com 24 e 22 pontos, respectivamente.
O Brasil enfrentou uma das principais seleções da Liga das Nações Feminina e que pode ser uma adversária na briga pelo título. No ano passado, as polonesas venceram a nossa seleção por 3 a 2 na disputa de terceiro lugar. A Polônia, inclusive, foi bronze nas duas últimas edições, ficando fora da final por pouco.
Sobre o jogo
Diferentemente da partida contra a França, o Brasil começou muito bem e com um nível de concentração maior, sem cometer muitos erros. Com Julia Kudiess como a maior pontuadora, com sete pontos, a seleção brasileira venceu sem grandes sustos o primeiro set, por 25 a 22. Destaque também para a capitã Gabi, que teve seis pontos.
Já no segundo set, o time comandado por José Roberto Guimarães não começou bem e perdia por 7 a 1. Porém, mostrou um poder de reação impressionante, virando para 11 a 10. As ponteiras polonesas erravam muito na recepção, algo que o Brasil aproveitou e também venceu a segunda etapa da partida, por 25 a 21.
O terceiro set, que era decisivo para a seleção europeia, elas dominaram praticamente o período todo, ficando sempre à frente do placar. No fim, venceram por 25 a 21 de forma tranquila. Então, veio o quarto set, onde o Brasil foi superior praticamente inteiro. As polonesas ameaçaram uma reação, mas o time comandado por José Roberto Guimarães contou com ótima atuação de Gabi e fechou a partida com 25 a 22.
Ana Cristina foi desfalque no Brasil
Uma das principais jogadoras do Brasil na VNL, a ponteira Ana Cristina se machucou na partida anterior, contra a França. Horas depois, foi detectada uma lesão no menisco medial, o que tira ela de combate dos próximos jogos. O tempo de recuperação não foi divulgado, mas sua presença na fase final ainda não está garantida. Em 2023, a atleta sofreu uma lesão parecida, tendo que passar por cirurgia e ficando meses afastada. Agora, ao que tudo indica, é algo mais simples.
Próximo jogo do vôlei feminino do Brasil na VNL
O Brasil volta a quadra neste domingo (13), às 7h20 (de Brasília), diante do Japão, na casa das adversárias. Já classificada para as quartas de final, a seleção brasileira aguarda a sua adversária do mata-mata. Neste momento, em segundo lugar na classificação, estaria enfrentando a China, que ocupa a sétima posição. A próxima fase será disputada entre os dias 23 e 24 de julho.

