Brasil em ação pela VNL (Mauricio Val/FV Imagem/CBV)
Na manhã de ontem (30), a seleção masculina de vôlei venceu a China por 3 a 1 e avançou à semifinal da Liga das Nações (VNL), pela quarta vez na sua história, em busca do bicampeonato. Agora, vai enfrentar a seleção polonesa, que venceu hoje o Japão por 3 sets a 0. A partida será neste sábado (02), às 8h (de Brasília).
Onde assistir Brasil x Polônia pela VNL
- Liga das Nações Masculina de Vôlei: semifinal
- Data: 02 de agosto (sábado)
- Horário: 08h (de Brasília)
- Local: Ningbo, na China
- Onde assistir: SporTV 2 (TV fechada) e VBTV (streaming)
Retrospecto das equipes
Brasil e Polônia são duas equipes com bastante tradição no vôlei masculino, fazendo grandes embates na história. Nos últimos dez jogos, os poloneses tem vantagem, com seis vitórias, contra quatro dos brasileiros. O último encontro, na atual edição da Liga das Nações, a nossa seleção levou a melhor, vencendo por 3 a 1.
Vale destacar que os poloneses tem um bom retrospecto em partidas decisivas, sobretudo contra o Brasil. Na última edição da VNL, por exemplo, os europeus eliminaram os sul-americanos nas quartas de final. Já no Campeonato Mundial de 2022, a Polônia também foi uma pedra no sapato dos brasileiros, levando a melhor na semifinal. Nos Mundiais de 2014 e 2018, se enfrentaram na decisão, com os poloneses saindo vitorioso em ambos.
Quando o assunto é Liga das Nações, o Brasil busca o seu segundo título no vôlei masculino, tendo sido ouro em 2021. Além disso, terminou em quarto lugar em 2018 e 2019. Já a Polônia, também já foi campeão, em 2023, além de ter conquistado uma prata e dois bronzes, ficando na nossa frente no quadro de medalhas.
Semifinal da Liga das Nações de Vôlei
Além de Brasil x Polônia, a outra semifinal será disputada entre Itália e Eslovênia, que se enfrentam no mesmo dia, às 4h (de Brasília). Os eslovenos acabaram sendo a grande surpresa nesta fase da competição, eliminando a França, hoje, pelas quartas de final. Os franceses são os maiores vencedores do torneio e apareciam como um dos candidatos ao título.

