
Taça do Campeonato Brasileiro - Thais Figueiredo / CBF
O futebol brasileiro tem como uma das suas características o alto número de demissões de treinadores ao longo da temporada. Em 2025 esse fato se repete, com 11 técnicos demitidos em 12 rodadas da Série A do Brasileirão.
As duas últimas mudanças aconteceram antes do Campeonato Brasileiro ser reiniciado após a pausa do Mundial de Clubes. A primeira foi no Botafogo, que não conta com mais Renato Paiva, desligado após a eliminação no Mundial de Clubes para o Palmeiras. Em seguida foi a vez de Thiago Carpini, demitido depois da eliminação do Vitória para o Confiança na Copa do Nordeste.
Eles se juntam a uma lista de técnicos demitidos iniciada logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro com Mano Menezes deixando o comando técnico do Fluminense. Em seguida foi a vez de Pedro Caixinha deixar o cargo no Santos, na terceira rodada.
Já na quarta rodada aconteceram as demissões de Gustavo Quinteros e Ramón Díaz, do Grêmio e Corinthians, respectivamente. Na sexta rodada foi a vez do Vasco anunciar a saída de Fábio Carille do clube enquanto Pepa deixou o Sport na 7ª rodada. O Juventude teve mudança na 8ª rodada ao demitir Fábio Matias.
O Sport demitiu António Oliveira, que comandou o clube em apenas quatro jogos, na 11ª rodada, enquanto o São Paulo desligou Luis Zubeldía na 12ª rodada, após a derrota para o Vasco.
Confira abaixo as mudanças dos clubes do Brasileirão Série A em 2025
- Botafogo
- Saída – Renato Paiva
- Chegada – Davide Ancelotti
- Corinthians
- Saída – Ramón Díaz
- Chegada – Dorival Júnior
- Fluminense
- Saída – Mano Menezes
- Chegada – Renato Gaúcho
- Grêmio
- Saída – Gustavo Quinteros
- Chegada – Mano Menezes
- Juventude
- Saída – Fábio Matias
- Chegada – Cláudio Tencati
- Santos
- Chegada – Cléber Xavier
- Saída – Pedro Caixinha
- São Paulo
- Saída – Luis Zubeldía
- Chegada – Hernán Crespo
- Sport
- Saídas – Pepa e António Oliveira
- Chegadas – António Oliveira e Daniel Paulista
- Vasco
- Saída – Fábio Carille
- Chegada – Fernando Diniz
- Vitória
- Saída – Thiago Carpini
- Chegada – Fábio Carille
Novas demissões a caminho?
Tudo indicava que não teríamos troca de técnicos durante a pausa do Mundial de Clubes, mas as saídas de Zubeldía e Renato Paiva trouxeram um cenário de incertezas no mercado. Esse fato se confirmou com Thiago Carpini demitido antes mesmo do Brasileirão recomeçar.