Renato Gaúcho, técnico do Fluminense (LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Casagrande destacou o trabalho de Renato Gaúcho no Mundial de Clubes. Nesta terça-feira (8), o Fluminense fará a primeira semifinal com o Chelsea às 16h (horário de Brasília), podendo chegar à cobiçada decisão do torneio nos Estados Unidos. Na opinião do comentarista, a grande campanha na competição organizada pela Fifa representa o melhor melhor de Renato Gaúcho na carreira de treinador.
O ex-camisa 9 notou uma evolução do técnico com relação ao seu trabalho no Grêmio, onde enfileirou conquistas nos últimos anos. Para Casão, Renato obteve muito mais conhecimento tático, mas é subestimado pela mídia esportiva por conta de seu comportamento irreverente desde a época de jogador.
Em sua coluna no UOL, Casagrande montou um pódio dos três maiores técnicos do futebol do país na sua visão, com Renato Gaúcho no topo ao lado dos colegas que dirigem Bahia e Flamengo. “Renato é o melhor treinador brasileiro, junto com Rogério Ceni, com o Filipe Luís chegando aos poucos, mas ainda falta experiência, que com o tempo chegará”, observou.
Casagrande define Renato Gaúcho como o melhor técnico do Mundial
Casão exaltou o ‘momento mágico’ vivido por Renato Gaúcho. O ex-centroavante elegeu o técnico brasileiro como o melhor da Copa do Mundo de Clubes, o situando acima dos profissionais das equipes da Europa que chegaram às semifinais.
“O que está fazendo à frente do Fluminense é muito mais importante do que os outros três estão fazendo em seus clubes milionários e com seus jogadores do primeiro escalão do futebol mundial”, opinou Casão.
Por fim, o colunista ressaltou que Renato Gaúcho está mostrando o potencial de seu trabalho para todo o planeta. “Essa Copa do Mundo fez com que o reconhecimento do seu trabalho desse um enorme salto de qualidade, e agora Renato Gaúcho está no topo da escala dos treinadores brasileiros e da América do Sul, com um reconhecimento importante também no mundo”, concluiu.
Provável escalação do Fluminense
A tendência é que Renato Gaúcho mantenha o esquema com três zagueiros que foi vitorioso contra Inter de Milão e Al-Hilal. Na lateral-direita, Samuel Xavier é dúvida por conta de um desgaste muscular e pode ser substituído por Guga. Já Renê pode voltar à equipe como zagueiro em virtude da suspensão de Freytes, com Fuentes sendo mantido na lateral. Para o lugar de Martinelli, que também está fora pelo segundo cartão amarelo, Hércules deve ser escalado.
A possível formação do Fluminense contra o Chelsea deverá ter: Fábio, Ignácio, Thiago Silva e Renê; Guga (Samuel Xavier), Bernal, Nonato, Hércules e Fuentes; Arias e Cano.

