Home Automobilismo De volta à Globo, Fórmula 1 perde espaço na TV Aberta e irrita fãs: “Era melhor ficar na Band”

De volta à Globo, Fórmula 1 perde espaço na TV Aberta e irrita fãs: “Era melhor ficar na Band”

A principal categoria do automobilismo mundial está de volta à emissora após ser exibida pela TV Bandeirantes; contrato é válido até 2028

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.
De volta à Globo, Fórmula 1 perde espaço na TV Aberta e irrita fãs: “Era melhor ficar na Band”

Fórmula 1 será transmitida ao vivo pela Globo a partir de 2026 (foto: Chris Graythen/Getty Imagens)

A Fórmula 1 anunciou que está de volta à TV Globo a partir da temporada 2026. De acordo com informações oficiais, o acordo é válido até o ano 2028. No entanto, a principal categoria do automobilismo mundial vai perder espaço na TV Aberta, uma vez que apenas 15 das 24 etapas previstas para o ano que vem serão exibidas gratuitamente, segundo o comunicado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, a nota oficial publicada pelo campeonato dá a entender que outros eventos como treinos livres, treinos classificatórios e corridas sprints ficarão restritos ao SporTV, canal esportivo de TV Fechada do Grupo Globo. As mudanças incomodaram alguns fãs do torneio que até citaram a Band.

“O acordo plurianual com a emissora de televisão mais assistida do Brasil inaugura um novo capítulo para a Fórmula 1 no mercado. Juntas, a Fórmula 1 e a Globo oferecerão um dos maiores serviços de TV aberta aos fãs da F1, com 15 Grandes Prêmios disponíveis para assistir ao vivo e com atraso durante toda a temporada, enquanto os assinantes do canal pago da Globo, Sportv, podem assistir a todos os treinos e sessões classificatórias, à F1 Sprint e ao Grande Prêmio do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA™ ao vivo e com atraso”, disse a Fórmula 1.

Apesar do corte na programação, o diretor de direitos de mídia e conteúdo da Fórmula 1, Ian Holmes, celebrou o acordo. “Estou animado. Sempre houve uma forte paixão pelo esporte no país. Na Globo, encontramos a parceria perfeita para oferecer a cobertura e a programação de alta qualidade que nossos fãs merecem. Estou ansioso para trabalhar com eles”, declarou.

O que explica o corte no total de provas ao vivo na TV Aberta?

Um conflito de programação. A Fórmula 1 realiza algumas provas durante as tardes brasileiras de domingos e tradicionalmente a Globo exibe jogos de futebol ao vivo a partir das 16h do referido dia da semana. É o caso, por exemplo, de partidas do Campeonato Brasileiro ou eventos decisivos como as finais de Copa do Brasil.

PUBLICIDADE

“O SporTV vai oferecer aos fãs a cobertura completa de todos os treinos, sessões classificatórias e corridas nos próximos anos. Com programação de qualidade e análises especializadas, oferecemos aos fãs uma cobertura de alto nível”, garantiu Eduardo Gabbay, diretor do canal.

Quem a Globo deve escalar nas transmissões de Fórmula 1?

Tal informação apenas será confirmada futuramente, quando saírem as escalas ou o canal anunciar uma eventual equipe fixa, mas comenta-se que Luís Roberto e Everaldo Marques são os locutores esportivos com maiores chances de narrar as provas.

A reportagem deve ter revezamento. Júlia Guimarães, Marcelo Courrege e Guilherme Pereira são os profissionais com maior repercussão. Alguns nomes renderam protestos nas redes sociais. A ver o que acontece.

Better Collective