Dudu ganha efeito suspensivo do STJD, mas não poderá entrar em campo pelo Atlético-MG
Decisão do tribunal apenas suspendeu pagamento de multa, mas não suspensão por ofensas à presidente do Palmeiras
STJD tomou decisão sobre efeito suspensivo a atacante (Foto: Pedro Souza / Atlético)
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu a Dudu, atacante do Atlético-MG, um efeito suspensivo relativo à pena a qual foi punido na última semana por ofensas misóginas contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras. No entanto, tal provisão não o permitirá entrar em campo pelo clube nas próximas partidas do Brasileirão.
Multa suspensa, mas punição de jogos não
Segundo o GE, o efeito suspensivo concedido ao jogador do Galo é de ordem parcial, suspendendo apenas o pagamento da multa ao qual foi condenado (R$ 90 mil), além da suspensão de seis jogos (dos quais um foi cumprido). A decisão do tribunal não se estende ao período de jogos aos quais ainda terá de cumprir pena.
Ainda que tenha sido isento da multa até o julgamento do recurso desta, a defesa de Dudu ainda tentará buscar no STJD que o efeito suspensivo também se estenda para a punição dentro de campo, o que tem sido buscado desde que o jogador recebeu a punição da corte desportiva. Tal pedido será julgado pelo Pleno do tribunal.
A tentativa da defesa do Atlético-MG em tentar suspender a pena para que o atacante pudesse jogar contra o Palmeiras, no último domingo (20), mas o tribunal não havia efetuado a resposta. O que gerou uma nota da equipe que cuida do caso, criticando a corte por não ter concedido ao atleta o efeito suspensivo e também contra a punição do atacante.
Crítica ao tribunal
No texto, a defesa do jogador do Galo afirmou que a punição ao atacante seria ‘sintoma claro de interferência‘ e ‘ausência de isenção’ do STJD na apreciação do caso. Para apoiar a tese, citaram uma foto da auditora do tribunal, que trabalhou no julgamento do caso, ao lado das advogadas de defesa de Leila Pereira em um evento sobre a presença de mulheres no esporte em outros campos.
Além de tal alegação, a nota afirmou que o caso envolvendo Dudu e Leila não poderia ter sido julgado pela esfera desportiva por ser feito em situação alheia a tal âmbito. Com isso, também viu ‘sem precedentes’ o fato de que, antes do jogo contra o Verdão, a corte não havia sequer dado resposta sobre o pedido de efeito suspensivo.
Com tal pena sendo suspensa de forma parcial, o atacante ainda deverá ser desfalque do Atlético-MG em mais cinco jogos, como o do domingo (27) contra o Flamengo, pelo Brasileirão. No entanto, está liberado para atuar na partida contra o Atlético Bucaramanga, na quinta-feira (24), pelos play-offs da Copa Sul-Americana.

