
Formiga, ex-jogadora da seleção brasileira feminina, fala sobre as dificuldades que passou na carreira (Photo by Michael Regan/Getty Images)
Formiga, é uma ex-jogadora histórica no futebol feminino brasileiro e mundial. Com sete participações em copas do mundo, a ex-atleta leva consigo esse recorde tanto no feminino, quanto no masculino.
Em entrevista ao podcast de Felipe Andreoli, jogadora destacou alguns momentos que passou na carreira. Um deles foi quando ouviu de um dirigente que “Mulher de cabelo curto e sapatão não jogava”. Então, em resposta a fala homofóbica, a jogadora raspou a cabeça.
Por fim, Formiga também falou sobre a diferença salarial entre o futebol masculino e feminino, não só dentro de campo, mas também em estrutura. Assim, comentou que em muitos momentos algumas atletas da seleção brasileira feminina que eram reservas tiveram que usar as chuteiras das que eram titulares.
“Às vezes, a jogadora reserva precisava entrar com a chuteira da colega titular. Era assim na seleção brasileira”, destacou a ex-jogadora da seleção brasileira feminina e de diversas equipes do Brasil e do mundo.
Carreira da Formiga
Formiga é uma jogadora histórica no esporte, sendo a única atleta a disputar sete copas do mundo e sete jogos olímpicos. Formada nas categorias de base do São Paulo, a jogadora começou a jogar em meados de 1993. Assim, acabou rodando por alguns clubes como o FC Rosengard da Suécia, clubes dos Estados Unidos e outros do Brasil como o São José.
Já na reta final da sua carreira, Formiga defendeu o PSG por cinco temporadas, onde chegou a ser vice-campeã da Women’s Champions League. Por fim, nos dois últimos anos da sua carreira, em 2021 e 2022, voltou ao São Paulo, clube onde se formou.
Principais conquistas na carreira
Por clubes
- 6 Campeonatos Paulistas
- 2 Copas do Brasil
- 3 Copas Libertadores da América
- 1 Copa do Mundo de Clubes
- 1 Campeonato Francês
- 1 Copa da França
Pela seleção brasileira
- 3 Jogos Pan-americanos
- 6 Copas América Feminina
- Vice-campeã da Copa do Mundo 2007