Home Futebol Feminino Entrevista, Formiga fala sobre momentos da sua carreira e destaca: “Às vezes, a jogadora reserva precisava entrar com a chuteira da colega titular”

Entrevista, Formiga fala sobre momentos da sua carreira e destaca: “Às vezes, a jogadora reserva precisava entrar com a chuteira da colega titular”

Uma das maiores atletas da história da seleção brasileira feminina e do futebol mundial, comentou sobre alguns acontecimentos marcantes

Gilvan Alves
Sou jornalista formado pela Universidade Guarulhos e um verdadeiro apaixonado por futebol e esportes olímpicos! Com experiência em portais como Premier League Brasil, Futebol Na Veia, Minha Torcida e Esportelândia, tenho o compromisso em trazer a melhor análise e cobertura do mundo dos esportes.
Entrevista, Formiga fala sobre momentos da sua carreira e destaca: “Às vezes, a jogadora reserva precisava entrar com a chuteira da colega titular”

Formiga, ex-jogadora da seleção brasileira feminina, fala sobre as dificuldades que passou na carreira (Photo by Michael Regan/Getty Images)

Formiga, é uma ex-jogadora histórica no futebol feminino brasileiro e mundial. Com sete participações em copas do mundo, a ex-atleta leva consigo esse recorde tanto no feminino, quanto no masculino.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista ao podcast de Felipe Andreoli, jogadora destacou alguns momentos que passou na carreira. Um deles foi quando ouviu de um dirigente que “Mulher de cabelo curto e sapatão não jogava”. Então, em resposta a fala homofóbica, a jogadora raspou a cabeça.

Por fim, Formiga também falou sobre a diferença salarial entre o futebol masculino e feminino, não só dentro de campo, mas também em estrutura. Assim, comentou que em muitos momentos algumas atletas da seleção brasileira feminina que eram reservas tiveram que usar as chuteiras das que eram titulares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Às vezes, a jogadora reserva precisava entrar com a chuteira da colega titular. Era assim na seleção brasileira”, destacou a ex-jogadora da seleção brasileira feminina e de diversas equipes do Brasil e do mundo.

Carreira da Formiga

Formiga é uma jogadora histórica no esporte, sendo a única atleta a disputar sete copas do mundo e sete jogos olímpicos. Formada nas categorias de base do São Paulo, a jogadora começou a jogar em meados de 1993. Assim, acabou rodando por alguns clubes como o FC Rosengard da Suécia, clubes dos Estados Unidos e outros do Brasil como o São José.

Já na reta final da sua carreira, Formiga defendeu o PSG por cinco temporadas, onde chegou a ser vice-campeã da Women’s Champions League. Por fim, nos dois últimos anos da sua carreira, em 2021 e 2022, voltou ao São Paulo, clube onde se formou.

PUBLICIDADE

Principais conquistas na carreira

Por clubes

  • 6 Campeonatos Paulistas
  • 2 Copas do Brasil
  • 3 Copas Libertadores da América
  • 1 Copa do Mundo de Clubes
  • 1 Campeonato Francês
  • 1 Copa da França

Pela seleção brasileira

  • 3 Jogos Pan-americanos
  • 6 Copas América Feminina
  • Vice-campeã da Copa do Mundo 2007
Better Collective