Home Automobilismo Everaldo Marques, Luís Roberto: com a volta da F1 a Globo, quais podem ser as equipes de transmissão da emissora?

Everaldo Marques, Luís Roberto: com a volta da F1 a Globo, quais podem ser as equipes de transmissão da emissora?

Comentaristas podem ser reaproveitados com a volta da categoria ao grupo de comunicação carioca

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Everaldo Marques, Luís Roberto: com a volta da F1 a Globo, quais podem ser as equipes de transmissão da emissora?

Everaldo Marques já tem experiência com transmissões de F1 (Reprodução/Instagram Everaldo Marques)

A Fórmula 1 está de volta a grade da Globo, a partir de 2026. O anuncio oficial foi feito na última sexta-feira (11) pela emissora carioca. Mas agora uma outra dúvida surge na cabeça dos fãs da categoria: quem pode narrar as corridas?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com levanta algumas possibilidades, quanto a possíveis formações das novas equipes de transmissão levando em conta narrador, comentarista e repórter.

Para os fãs que desejam estender a paixão pela Fórmula 1 para o mundo das apostas, o bet365 app é a solução ideal. Este aplicativo permite que você aposte em tempo real nos grandes prêmios, adicionando uma camada extra de adrenalina enquanto acompanha as corridas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Everaldo Marques pode ser um nome certo como narrador

Um dos narradores da atual equipe da Globo que pode ser considerado quase certo é Everaldo Marques. “EV”, já participou de coberturas de F1, quando trabalhava na Jovem Pan no inicio dos anos 2000 fazendo as reportagens in loco. Ele só voltou a ter contato com as corridas, em 2020, já no Grupo Globo onde narrou dois GPs da temporada 2020: a etapa de Eifel, na Áustria, e o GP da Toscana. Vale lembrar que essa foi o último campeonato que o canal carioca transmitiu, antes dos direitos se mudarem para a Band.

Outro nome que não pode ser descartado é o de Luís Roberto. O experiente narrador, também já tem experiência com corberturas de provas do mundial, desde os anos 90. Em seus tempos de Rádio Globo, ele foi o narrador principal das corridas, inclusive narrando in loco muitos GPs. A partir de 1998, com sua entrada na TV, ele passou a revezar nas transmissões com Cleber Machado e Galvão Bueno.

Comentaristas podem ser reaproveitados no Grupo

Na questão dos comentaristas, a Globo pode reaproveitar nomes que já estão dentro da “casa”. Esses são os casos de Luciano Burti e Rafael Lopes. Burti está como comentarista fixo de automobilismo da emissora, desde 2004. Nos últimos anos, com a categoria fora da Globo, ele foi deslocado para fazer matérias especiais no Autoesporte.

PUBLICIDADE

Com as corridas, também no SporTV, pode ser a vez de Rafael Lopes ter uma chance como comentarista da F1. Lopes está na função de comentários, desde 2017, tendo chances na Stock Car, dentro da programação do canal por assinatura. Antes dos comentários, Rafael foi produtor da equipe de transmissão da F1, durante os anos de direitos com a Globo.

PUBLICIDADE

Reportagens pode ficar na mão de nome experiente

As reportagens desta nova equipe pode ficar com profissionais como Julia Guimarães e Guilherme Pereira. Julia está como correspondente de esportes, baseada em Madri, desde o inicio de 2025. Mesma situação se encontra Guilherme, correspondente em Nova York. Seu nome pode ser essencial nas etapas da F1 na América do Norte. Nessa lista, o nome de Marcelo Courrege pode aparecer.

O nome de Carlos Gil não pode ser esquecido, já que ele foi um dos repórteres da categoria nos anos 2000 se revezando na função com Tadeu Schmidt e João Pedro Paes Leme.

Volta da F1 a Globo desagrada fãs

O fato é que essa saída das corridas da Band para Globo, desagradou alguns fãs. Segundo comunicado do grupo de mídia, a TV aberta vai passar 15 dos 24 GPs do calendário. Já o SporTV, vai ficar com todas as corridas, além dos treinos livres e oficiais.

Better Collective