Filipe Luís em ação pelo Flamengo durante jogo da Libertadores (Créditos: Wagner Meier/Getty Images)
Logo após ser superado pelo Santos por 1 a 0, com gol de Neymar, pela 14ª rodada do Brasileirão, o foco Filipe Luís e do Flamengo já é o clássico diante do arquirrival Fluminense, programado para o próximo domingo (20), às 19h30 (de Brasília), e o comandante já espera um confronto complicado. Na coletiva pós-jogo na Vila Belmiro, ele destacou a força do rival, e mencionou a boa campanha ostentada pelo time de Renato Gaúcho no Mundial de Clubes.
Representante nacional que foi mais longe no torneio da Fifa, tendo caído para o campeão Chelsea nas semis, o Tricolor retorna aos gramados nesta quinta-feira (17). Antes de encarar o Fla, a equipe das Laranjeiras recebe o Cruzeiro, no Maracanã, podendo influenciar diretamente na situação do rubro-negro em termos de liderança. No momento, o Flamengo e a Raposa estão igualados na liderança com 27 tentos.
“O campeonato é longo, temos que levantar o ânimo, porque temos um clássico domingo contra um adversário que vem motivado pelo grande Mundial que fez, e nunca é fácil jogar contra o Fluminense”, disse Filipe Luís, destacando que não há muito tempo a se lamentar o revés para o Santos. “Agora, é continuar trabalhando. Único caminho é trabalhar, treinar e pensar em vencer o próximo jogo”, pontuou.
Reencontro da finalíssima
Protagonistas no futebol carioca nos últimos anos, Flamengo e Fluminense mediram forças mais uma vez na decisão do Campeonato Carioca desta temporada, e o rubro-negro desta feita ficou com o título. Depois de triunfar no confronto de ida pelo placar de 2 a 1, os comandados de Filipe Luís seguraram empate sem gols no Maracanã, ficando com a taça de campeão.
No recorte dos últimos cinco clássicos, foram registrados duas vitórias do Mais Querido, dois empates e um triunfo do Tricolor das Laranjeiras, com todos os jogos registrando placares apertados. O resultado elástico mais recente foi registrado em 2023, na decisão do estadual, onde o Flu levou o título. De lá pra cá, foram 12 duelos realizados e todos com diferença curta.
Filipe Luís coloca ponto final no ‘caso Pedro’
Após ter externado de forma clara a situação envolvendo Pedro na última coletiva, Filipe Luís adotou uma nova linha, após o revés na Vila Belmiro, classificando o caso como encerrado de sua parte. Na declaração incisiva e curta, ele disse já ter falado tudo que desejava e também citou que o jogador já se posicionou. No entendimento dele, o que resta é trabalhar em prol do Flamengo.
Na nota emitida, Pedro não pediu desculpas conforme havia sugerido Filipe Luís, e se queixou publicamente pela forma que o treinador tratou o caso na imprensa. O camisa 9 condicionou a queda de rendimento ao fato de ter vazado uma informação de que ele seria vendido para o exterior. Sem ser relacionado nos dois últimos jogos, o atacante não tem presença garantida no clássico contra o Fluminense.

